quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS

<> <>


        

Revista Nossa Gente-nº 09-Mês de Outubro de 2011


O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro promoveram no domingo, dia 25, nas praias do Leme e de Copacabana, atividades esportivas e culturais em apoio à campanha nacional de doação de órgãos, cujo tema deste ano é “Seja um doador de órgãos, seja um doador de vidas”. A mobilização, em conjunto com entidades parceiras do ministério, contou com a participação de grandes nomes do futebol e do vôlei (como Zico e Nalbert), de artistas e cantores, além de brasileiros que fizeram transplante pelo Sistema Único de Saúde. O Dia Nacional da Doação de Órgãos é lembrado em 27 de setembro.

O SUS é o maior sistema público de transplantes do mundo. Cerca de 95% das cirurgias deste tipo feitas no Brasil, de forma totalmente gratuita, são realizadas pelo Sistema Único de Saúde. O secretário nacional de Atenção a Saúde, Helvécio Magalhães, destaca que a solidariedade e a doação são fundamentais para que o país possa realizar um número cada vez maior de transplantes e, com isso, salvar mais vidas. “Todos os anos, temos uma semana inteira dedicada à doação de órgãos com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância deste ato. É fundamental a participação de todos”, afirma Magalhães.

O Brasil é referência internacional em transplantes por realizar o maior número de procedimentos por meio de uma rede pública de saúde. Ano passado, foram 21.040 cirurgias feitas pelo SUS, quase o dobro da quantidade registrada em 2002 (11.203). E a expectativa é que o número de transplantes realizados este ano supere a marca de 2010. O país vem mantendo crescimento sustentado não só na quantidade de cirurgias realizadas como também no volume de recursos aplicados no setor. O investimento anual do Ministério da Saúde no SNT, em 2010, ultrapassou R$ 1 bilhão.

            No Amapá, em 1996 realizamos os dois primeiros transplantes de córneas no Hospital São Camilo, porém, estas cirurgias não puderam continuar a serem realizadas, devido à falta no Estado de Banco de Olhos. O transplante de córnea é uma cirurgia de reposição da cobertura transparente do olho (córnea) danificada e com perda da transparência.

Já dispomos da Central de Captação de órgãos e Tecidos (CNCDO), implantada há três ou quatro anos, porém ainda não realizamos nenhuma capitação de órgãos e tecidos, pela falta de continuidade nas ações que dependem da vontade política.

Hoje já poderíamos estar captando e realizando transplantes de córneas em nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário