quinta-feira, 28 de julho de 2011

HOMENAGEM AO MEU PAI E AOS AGRICULTORES BRASILEIROS

No dia 25/07 comemora-se o dia do produtor rural e no dia 28/07, através do Decreto 48.630, foi criado o dia nacional do agricultor, em homenagem ao aniversário do Ministério da Agricultura.









    Desde os primórdios da história do homem, o agricultor é importante para a manutenção da vida humana, é ele que produz o alimento que está na mesa de cada um de nós. Chamado de homem do campo, colono, camponês, lavrador, produtor, agricultor, enfim, trabalhador fundamental para o desenvolvimento do país, que vem projetando o Brasil como um grande celeiro mundial.

   São pequenos e grandes produtores, mas a minha homenagem em especial é aos pequenos produtores, que cuidam da terra e que ajudam a preservar a natureza e suas fontes. Os pequenos produtores fazem parte da chamada agricultura familiar que hoje abrange 20 milhões de pessoas e que podem alimentar o povo brasileiro sem explorar o consumidor e sem agredir o meio ambiente. A agricultura familiar precisa ser respeitada e estimulada pelo poder público. Precisa de políticas especiais de apoio e incentivo à produção.

    Meu pai é um pequeno produtor rural no Sul de Minas Gerais, em sua propriedade sempre trabalhou muito e ainda hoje com 78 anos, produz leite, cuida do gado, colhe bananas, produz café e outros. Muito antes de se falar em preservação, meu pai já mantinha áreas de reservas de mata, principalmente próximo às fontes hídricas, onde é possível avistar vários animais, alguns em extinção. É esta consciência ecológica e de sustentabilidade, produzir sem destruir, de um pequeno produtor, que todos precisam ter.
    Muito se discute hoje em Brasília sobre a reforma no código florestal, acredito que a lei deve ser enérgica com os grandes produtores no sentido de respeitarem mais a natureza e de recuperarem áreas nobres degradadas, mas quanto aos pequenos, eles precisam de orientação e estímulo à preservação. Aplicando-se assim, o princípio que muito se discute em Direito: "tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida em que eles se desigualam".

   Parabéns ao meu pai e aos agricultores que enfrentam os desafios da natureza e da economia para colher os frutos do trabalho, pela vida dedicada ao campo, pessoas simples que com suor e mãos calejadas conseguem criar, educar os filhos e que ajudam a manter a nossa paixão pelo campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário