terça-feira, 20 de dezembro de 2011

QUE TAL MUDAR A COR DOS OLHOS?


Poder mudar a cor dos olhos em definitivo, parece ser um sonho de muita gente.  Gregg Homer, médico da Califórnia, afirma que isso é possível porque, no fundo, todos têm olhos azuis. "Todo mundo que tem olhos castanhos tem o azul coberto por uma camada de pigmento".

O método desenvolvido por ele funciona com um laser que atinge a íris e começa a desfazer o pigmento. O próprio organismo, então, termina o processo. Homer afirma que o tratamento já foi testado, com sucesso, em 12 voluntários no México.

Os olhos não ficam azuis na hora. Na primeira semana ficam mais escuros e só depois de um mês é que a mudança completa ocorre. Uma vez que a pessoa opta por mudar a cor do olho para azul não há mais como voltar atrás.

MÉTODO AINDA NÃO APROVADO:

Só nos Estados Unidos quase três mil pacientes já mostraram interesse em passar pela mudança, mas eles vão precisar de paciência: o médico estima que serão necessários três anos para que o método seja aprovado no país. A cirurgia deverá custar US$ 5.000 (cerca de R$ 8.700).

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina também não aprovou a cirurgia. "O Conselho tem uma câmara técnica que avalia todos os procedimentos, mas esse ainda é experimental, há pouca referência sobre ele na literatura médica", declara o médico Paulo Augusto de Arruda Mello, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

QUAIS OS RISCOS DESSE MÉTODO?

Ainda que os oftalmologistas não conheçam todas as eventuais complicações ligadas ao procedimento, existem riscos que vão desde um aumento da sensibilidade à luz até o desenvolvimento de uveites (inflamações intra-oculares), glaucoma e catarata.

O procedimento causa alterações importantes na estrutura da íris. "O laser promove quebra de pigmento, portanto é evidente que isso pode promover um processo inflamatório na região", explica Arruda Mello.

Portanto, o método de mudança na cor dos olhos com laser ainda é experimental, falta estudos científicos que comprovem sua segurança. O melhor, para quem quer mudar a cor dos olhos, ainda é o uso de lentes de contato coloridas, com acompanhamento e orientação de um oftalmologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário