segunda-feira, 9 de maio de 2011

DIA DO OFTALMOLOGISTA




    No dia 07 de maio se comemora o dia do oftalmologista. A oftalmologia é a especialidade médica à qual cabem o estudo, o diagnóstico e o tratamento das doenças e lesões do olho e seus órgãos anexos.

    Foi um dos primeiros ramos da medicina a ser tratado como especialidade independente.

    Os antigos egípcios já estudavam o órgão da visão, mas a oftalmologia clínica começou realmente com os gregos. Hipócrates e seus alunos estudaram minuciosamente as doenças oculares. Datam dessa época as primeiras descrições anatômicas do olho. A oftalmologia romana foi herdeira direta da medicina grega e, particularmente, da escola de Alexandria. Entre os árabes, teve grande importância a obra “Dez tratados sobre o olho”, de Hunayn ibn Ishaq.

   O oftalmologista se dedica não só aos aspectos patológicos da visão, mas também à análise de sua fisiologia.

    Hoje é uma especialidade médica clínica e cirúrgica, que cuida da prevenção e do tratamento das doenças oculares. Corrige erros refracionais como miopia, astigmatismo e hipermetropia; auxilia no diagnostico e controle de doenças sistêmicas, como diabetes, hipertensão, vasculites, tumores cerebrais e outras. O objetivo maior da oftalmologia é a prevenção e o tratamento da cegueira.
    No Amapá, em 1994 realizamos a primeira cirurgia de catarata com implante de lente intraocular e em 1996 os primeiros transplantes de córneas do Estado, no Hospital São Camilo, onde um doador pode beneficiar dois pacientes.
    A SAO (Sociedade Amapaense de Oftalmologia), desde sua criação em 2007,  em parceria com o Governo do Estado do Amapá, já realizou cerca de 4.000 cirurgias de catarata, 10.000 exames e procedimentos oftalmológicos e em torno de 30.000 atendimentos ambulatoriais, pelo SUS.


   
    Oftalmologistas da SAO (Sociedade Amapaense de Oftalmologia), da direita para a esquerda, Dr. Olinto, o pioneiro, Dr. Antônio Sérgio, Dr. Roberval, Eu, Dr. Luciano, Dr. Adachi, Dr. Paulo Guerra. Não aparecem na foto os Drs., que também fazem parte da SAO, José Maria Menezes e Maira Tongu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário