segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DIA MINDIAL DA VISÃO E O COMBATE A CEGUEIRA


                                              
O Dia Mundial da Visão é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde – OMS e do Programa Visão 20/20, cujo objetivo principal é prevenir e tratar a cegueira. A data é marcada anualmente, sempre na segunda quinta-feira do mês de outubro, este ano foi comemorada no dia 13/10.  O dia se propõe a divulgar as causas da cegueira no mundo, a fim de prevenir e tratar de modo mais eficaz doenças como catarata e glaucoma. Este ano, o tema do dia é “O olho do idoso: Olhos no futuro – luta contra deficiência de visão no envelhecimento”.

 O Programa Visão 20/20 foi idealizado em 1999. Formado por organizações não- governamentais e instituições ligadas à oftalmologia em todo o mundo, tem como proposta incentivar campanhas de prevenção, tratamento e conscientização de doenças causadoras da cegueira. O programa visa reduzir pela metade a incidência destas doenças até 2020.

Segundo a OMS, cerca de 80% das 45 milhões de pessoas cegas no mundo são maiores de 50 anos. A maioria das doenças causadoras da cegueira são tratáveis e evitáveis, 80% dos casos de cegueira poderiam ser tratados e evitados. É preciso conscientizar a população mundial acerca destas doenças, principalmente a população idosa. As principais doenças que acometem a visão dos idosos são glaucoma, catarata, erros de refração e degeneração da mácula (DRMI). Os números apontam também que, no geral, 50% dos cegos no Brasil decorrem da catarata não-operada e 20% problemas de retina ou glaucoma.

Os dados da OMS revelam ainda que 90% dos cegos vivem em países de baixo nível socioeconômico, uma vez que, nestes locais há mais barreiras para o acesso aos cuidados de saúde ocular. Segundo a OMS, o número de pessoas cegas no mundo vai dobrar nos próximos vinte anos. Quatro de cada cinco pessoas perderão a visão de forma desnecessária. Entretanto a oftalmologia brasileira vem investindo em conhecimento e em equipamentos e vem apresentando projetos para trabalhar nesta prevenção.

No Amapá calcula-se que para uma população de 500 mil habitantes seriam necessárias 1500 cirurgias, no mínimo, num ideal de 3000 cirurgias ao ano, para reduzir efetivamente a cegueira por catarata. A cegueira e a baixa acuidade visual geram incapacidades, restringem a qualidade de vida sob o ponto de vista ocupacional, sócio econômico e psicológico, sendo importante questão de saúde pública.

O apoio político para a prevenção da cegueira e para a visão 20/20 foi ratificado pelo 49° Conselho Diretor da OPAS (Organização Pan- Americana de Saúde e Associação Pan- Americana de Oftalmologia (APAO), na 61ª Sessão do Comitê Regional, em Washington, DC em 2009, quando os Ministros da Saúde de todas as nações da America, inclusive do Brasil, aprovaram o Plano de Ação e terão que promover ações nesse sentido.

Dentro deste plano está o estímulo aos Estados membros a incentivar parcerias entre o setor público, organizações não governamentais, setor privado e sociedade civil para programas e atividades que promovam a prevenção da cegueira.

Nós, oftalmologistas da Sociedade Amapaense de Oftalmologia (SAO), nos colocamos a disposição do governo local para formarmos uma parceria de trabalho, para promovermos a redução e a prevenção da cegueira em nosso estado, objetivando a melhoria da qualidade de vida de nossa população.



Fonte: http://www.who.int/mediacentre/events/annual/world_sight_day/en/index.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário