terça-feira, 1 de novembro de 2011

INFÂNCIA

    Ontem, 31 de outubro se comemorou o dia D, do nascimento do grande poeta, Carlos Drummond de Andrade, mineiro de Itabira, que deixou em muitos de seus poemas relatos do modo de ser um povo nascido entre as montanhas. Eu quero homenageá-lo com esse poema que lembra a minha infância, como tantos brasileiros que nasceram e criaram-se no campo, além das saudades, há muitas histórias para contar, muitas delas mais belas que a do Robinson Crusoé.



Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras

lia a história de Robinson Crusoé,

comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha
café gostoso

café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

- Psiu... Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

 
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

 


Poesia e Prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1988.



Nenhum comentário:

Postar um comentário