segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A EPIDEMIA DE LESÕES E MORTES NO TRÂNSITO



Os brasileiros estão morrendo mais em acidentes no trânsito, principalmente quando o veículo é motocicleta. Dados do Ministério da Saúde divulgados no dia 04 de novembro deste ano apontam que 40.610 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil em 2010, sendo que 25% delas foram vítimas de ocorrências com motocicletas. De 2002 a 2010, a quantidade de óbitos em acidentes com motos quase triplicou no País, saltando de 3.744 para 10.143 mortes. Nesse ano, os números do primeiro semestre apontam que são 72,4 mil internações de vítimas de acidentes de trânsito. Desse total, 35,7 mil, vítimas de moto, o que representa quase 50%.

Os acidentes no trânsito acarretam um aumento dos gastos no Sistema Único de Saúde (SUS) e uma maior ocupação dos leitos hospitalares e das UTIs, reduzindo a disponibilidade dos mesmos para tratamento de outras enfermidades. Em 2010, foram contabilizadas 145 mil internações no SUS causadas por acidentes, 15% a mais do que em 2009. Isso representou um investimento de R$ 190 milhões só em procedimentos específicos no Sistema Único de Saúde (SUS). Também provocam uma despesa maior com a previdência social para as vítimas dos acidentes, atualmente, o INSS gasta R$ 8 bilhões por ano.

"Os números revelam que o país vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito", alertou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil ocupa o quinto lugar em ocorrências como essas, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Para o ministro, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar que dirigir bêbado, mesmo sem causar acidente, é crime, pode contribuir para a melhora dessas estatísticas no trânsito.

Entre as regiões, o maior porcentual de aumento na quantidade de óbitos nesse período foi registrado na região Norte (53%), seguido do Nordeste (48%), Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%).

No Amapá, ocorreram 106 mortes no trânsito nos últimos 10 meses, segundo o repórter policial João Bolero, fato que motivou uma audiência pública na Assembléia Legislativa para discutir o problema.

O ministro da saúde reforça a importância da prevenção e da fiscalização da Lei Seca, que reduziu drasticamente a tolerância da relação álcool e direção. “Houve uma redução de até 30% nas regiões que tiveram uma ação mais eficaz na fiscalização”, disse. Ele reforçou que o Ministério da Saúde apóia projetos de lei em discussão no Congresso Nacional que aumentam a pena de motoristas que sejam identificados alcoolizados.            

 A recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), com a coordenação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é estabilizar e reduzir o número de mortes e lesões em acidentes de transporte terrestre nos próximos dez anos, como adesão ao Plano da Década de Ações para a Segurança no Trânsito 2011-2020, plano ao qual o Ministério da saúde apóia.

É preciso mais educação e mais responsabilidade no trânsito e não esquecer a premissa:

SE FOR DIRIGIR, NÃO BEBA! SE FOR BEBER, NÃO DIRIJA! 

Número total de óbitos por acidentes de transporte terrestre – 2002 a 2010*
Localidade
Tipo
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010*
BRASIL
Geral
32753
33139
35105
35994
36367
37407
38273
37594
40610
BRASIL
Motos
3744
4271
5042
5974
7162
8078
8898
9268
10134
Amapá
Geral
121
116
119
107
119
102
91
109
121
Amapá
Motos
3
4
9
2
11
4
3
11
5







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