sexta-feira, 18 de março de 2011

OLHOS VERMELHOS, CONJUNTIVITE?

Existem várias causas de olhos vermelhos, os que aparecem de forma súbita normalmente são sinais de inflamação das conjuntivas. As conjuntivites agudas são as mais frequentes, normalmente causadas por vírus, são endêmicas, de contágio fácil, mas normalmente não deixam sequelas. Ocorre porém que mesmo as conjuntivites aparentemente simples, podem evoluir para ceratites (inflamações na córnea) e causar comprometimento da acuidade visual. Conjuntivites mais simples, não causam embaçamento da visão. Se a visão embaçar, deve-se procurar logo o oftalmologista.
Tem um tipo de vírus, o herpes simples, que além da conjuntivite causa uma inflamação crônica na córnea, com períodos de acalmia, mas que deixam sequelas importantes.
As conjuntivites também podem ser bacterianas, com secreção, necessitam então do uso de antibióticos locais.
Existem olhos vermelhos que podem aparecer agudamente e não são conjuntivites simples, podem ser uveites (inflamações dentro dos olhos) e levar a perda da visão. Há outras causas de olhos vermelhos como crise glaucomatosa aguda, as conjuntivites alérgicas, corpo estranho ocular, traumas, etc.

Para evitar o contágio das conjuntivites agudas deve-se evitar: contato com secreções do infectado: evitar beijos, abraços, aperto de mão.

Aliás a saudação dos orientais, abaixando o tronco em respeito ao outro e em agradecimento, é a mais saudável das saudações!

Há ainda olhos vermelhos crônicos, sinais de inflamações crônicas dos olhos ou de aumento da vascularização da conjuntiva como ocorrem nos pterígios, glaucomas crônicos e outros.
Dica importante de saúde ocular:
Evitar coçar os olhos sempre.
Lavar sempre as mãos.
Proteger os olhos do sol e do vento.

OLHO VERMELHO COM DOR E BAIXA VISÃO DEVE-SE PROCURAR O OFTALMOLOGISTA URGENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário