quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SERÁ O FIM DA NOSSA FLORESTA?


Ao ler a reportagem intitulada: Amazônia pode 'morrer' em 50 anos no MSN verde, fiquei preocupada com a nossa Amazônia, afinal é o nosso habitat e o de inúmeras espécies da flora e da fauna. Além disso, é a maior floresta do planeta e como viveremos sem ela?
Nós não saberemos se esta tragédia ocorrerá ou não, mas hoje já podemos sentir em relação há dez anos que o clima está mais quente e seco e a estação chuvosa já não é tão chuvosa assim.
Segundo um estudo internacional publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences, a floresta amazônica poderia "morrer" em 50 anos por causa de mudanças climáticas provocadas pela ação humana.
Segundo o mesmo estudo muitos dos sistemas climáticos do mundo poderão passar por uma série de mudanças repentinas neste século.
Os pesquisadores alegam que nós não devemos nos enganar por uma falsa sensação de segurança dada pela idéia de que as mudanças climáticas serão lentas e graduais.
Os sistemas mais ameaçados seriam a camada de gelo do mar Ártico da Groelândia, que já está se desfazendo em um ritmo acelerado. Dentre os sistemas mais ameaçados pelo aquecimento global, a floresta amazônica ocuparia a oitava e penúltima colocação no ranking feito pelos cientistas.
Que boa parte da chuva que cai sobre a bacia amazônica é reciclada e, portanto, simulações de desmatamento na região sugerem uma diminuição de 20% a 30% das chuvas, o aumento da estação seca e também o aumento das temperaturas durante o verão. E a freqüência de queimadas e a fragmentação da floresta, também contribuiriam para este desequilíbrio.
Segundo dados da FAO anunciados em março de 2010, o Brasil reduziu a área líquida desmatada em 20 anos, mas continua líder no desmatamento, seguido por Indonésia e Austrália. Cerca de 4 milhões de hectares são perdidos anualmente na América do Sul.
Há três importantes causas do desflorestamento no Brasil: as madeireiras, a pecuária e o cultivo da soja. Como boa parte opera ilegalmente, principalmente na Amazônia, os estragos na floresta são cada vez maiores.
Infelizmente não me parece ser apenas um alarme falso ou um certo terrorismo dos cientistas e ambientalistas mas sim uma verdade que teremos de encará-la antes que seja tarde demais.

Fontes:
BBC Brasil, http://www.bbc.co.uk/portuguese, Atualizado: 21/4/2009 2:0.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desflorestamento, 13/10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário