domingo, 10 de outubro de 2010

CÍRIO DE NAZARÉ, MAIS DO QUE UMA MANIFESTAÇÃO DE FÉ.


O Círio de Nazaré além der ser a maior manifestação católica do mundo é um dos acontecimentos culturais mais interessantes e importantes da história do povo paraense e dos brasileiros.
Impressionou-me muito desde que o conheci, pela sua grandiosidade, sua tradição forte e muito cultuada, não somente pelos católicos, mas por todos os paraenses. Esta tradição também é cultuada pelos amapaenses.
Segundo os historiadores a devoção de Nossa Senhora de Nazaré foi introduzida no Pará pelos padres jesuítas e teria começado na cidade da Vigia, no século XVII e o primeiro milagre que deu origem à procissão em Belém teria ocorrido em outubro de 1700. Conta-se que um lenhador filho de português, morador do atual bairro de Nazaré, ao andar pelas margens do igarapé Murutucu, teria encontrado a imagem da Nossa Senhora de Nazaré trazida por algum devoto oriundo da cidade de Vigia. Era uma réplica da estátua que se encontra em Portugal, esculpida em madeira, com aproximadamente 28 cm de altura.
O lenhador teria levado a imagem para sua casa, improvisando ali um pequeno altar. De acordo com a tradição, a imagem não ficou na casa, retornando misteriosamente ao lugar do achado. O fato teria se repetido outras vezes, então o lenhador decidiu erguer, às margens do igarapé, uma capela. A propagação do fato atraiu vários fiéis. Neste local hoje está erguida a basílica de Nossa Senhora de Nazaré.
Em 1774 a imagem foi levada à Portugal, onde foi restaurada. Em seu retorno foi acompanhada em romaria pelo Bispo, Governador e os fiéis, tendo sido considerado o primeiro Círio.
O termo “Círio” de origem latina e etimologicamente quer dizer vela grande cera. A procissão reúne milhares de pessoas, durando em média quatro horas, entre os quase cinco quilômetros que separam a Catedral Metropolitana da Basílica de Nazaré. Este ano estimou-se em dois milhões de pessoas acompanhando a imagem em Belém.
Além da manifestação de fé, o Círio traz vários simbolismos que apesar de polêmicos aumentam o seu encanto. O símbolo mais forte é a corda de quatrocentos metros que se liga à berlinda. A corda é muito disputada pelos fiéis e representa o cumprimento da promessa. A berlinda é onde a imagem é abrigada e todo ano recebe uma decoração especial. Ainda existe o manto enfeitado, os brinquedos de miriti, tradição das comunidades ribeirinhas e os símbolos pessoais, levados pelos fiéis, que simbolizam as suas promessas, são miniaturas de casas, de barcos, tijolos, cruzes, imagens, crianças vestidas de anjos, entre outros.
Junto com a manifestação religiosa existem outras manifestações culturais como as comidas típicas e o tradicional almoço em família no domingo, após a procissão.
Por sua grandiosidade, e muito merecido, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.
Por tudo isso o Círio de Nazaré é mais que uma festa cristã ou católica, mais do que uma manifestação de fé e devoção, de esperança do povo, que o acompanha e acredita em dias melhores, que espera um milagre ou um acontecimento bom em suas vidas ou agradece a ajuda ao sonho realizado e ao pedido concretizado.
O Círio é também uma manifestação artística, histórica e cultural de origem portuguesa, enriquecida pelos paraenses e hoje também cultuada pelos amapaenses e outras comunidades da região norte, sendo Nossa Senhora de Nazaré considerada a padroeira da Amazônia.
O meu pedido a Nossa Senhora de Nazaré é que ela interceda junto ao seu filho para que proteja a nossa Amazônia, as nossas famílias e continue abençoando o seu povo devoto.

Referências:
http://www.rubedo.psc.br/Artigos/cirionaz.html
http://www.achebelem.com.br/cirio-de
http://www.fundacaonazare.com.br/cirio2008/galeria_fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário