segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO



No dia 01 de dezembro se comemorou o dia Mundial de Luta Contra a AIDS (Síndrome da imunodeficiência adquirida), doença causada pela infecção do vírus HIV.

A AIDS ainda não tem cura e nem vacina que a previna, o que vem se conseguindo é prolongar a sobrevida com o uso de medicamentos.

O Ministério da Saúde alertou para a importância de realizar testes periódicos que possibilitem o diagnóstico do vírus HIV. Esses exames devem ser feitos após situações de risco como relações sexuais sem preservativos.

De acordo com dados do ministério, o Brasil tem cerca de 630 mil pessoas que vivem com o HIV. No entanto, esse número deve aumentar, já que o número de pessoas com vida sexualmente ativa que fizeram o teste pelo menos uma vez passou de 40%, em 2009, para 60% em 2010.

Mas, não é somente a infecção pelo vírus HIV que preocupa, outras doenças sexualmente transmissíveis podem causar sérios problemas à saúde das pessoas, além de facilitarem a contaminação pelo HIV.

Um estudo realizado pelo Programa Nacional de DST (doenças sexualmente transmissíveis) e AIDS, do Ministério da Saúde realizado em seis cidades brasileiras, mostra que a porcentagem de mulheres gestantes contaminadas por algum tipo de DST chega a 42%, de acordo com um levantamento feito com mais de três mil mulheres grávidas em várias capitais brasileiras.

Esse número 42% das mulheres gestantes é alarmante, o estudo foi feito nas gestantes, mas pode-se afirmar que 42% ou mais das mulheres sexualmente ativas são portadoras de alguma DST.

As mais encontradas foram clamídia, infecção que pode danificar o aparelho reprodutivo da mulher e sífilis, que é transmitida através do contato direto com a ferida.

Qualquer DST pode ser tratada mesmo durante a gravidez e o não tratamento adequado em curto prazo pode levar a má formação do feto, parto prematuro e até ao aborto.

           O governo planeja lançar campanhas ao longo do ano chamando a atenção das mulheres para a gravidade do problema e incentivando o uso de preservativos, mesmo para casais que têm uma relação estável. 

A prevenção ainda é o melhor remédio contra as DSTs e AIDS.






Nenhum comentário:

Postar um comentário