quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TESTE DO OLHINHO


O que é?

"É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Por que e quando fazer?

A criança não nasce sabendo enxergar, ela vai aprender assim como aprenderá a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes. O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.

Desde junho de 2010, o pagamento do “Teste do Olhinho” por todos os planos de saúde é obrigatório, segundo decidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Antes disso, em muitos estados e cidades o exame foi instituído por lei", também no Amapá por autoria do Deputado Dalto Martins, "é realizado nas maternidades públicas e também particulares, antes da alta do recém-nascido.
O objetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é que todas as crianças tenham esse direito garantido!

A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce. Se o pediatra encontrar algum problema, vai encaminhar a criança para avaliação do oftalmologista."

O teste é importante, pois pode detectar alterações precocemente mas, na minha opinião, o ideal seria que toda criança fosse examinada pelo oftalmologista antes de 01 ano e antes da idade escolar, pois existem outras alterações, como erros refracionais, que o teste não detecta.

Para mais informações acesse www.sbop.com.br

Fonte: www.cbo.com.br (revista Jota Zero)

Nenhum comentário:

Postar um comentário