quarta-feira, 1 de setembro de 2010

AS MULHERES E A POLÍTICA







Foi-se o tempo em que a mulher deveria apenas cuidar da casa e dos filhos e se calar diante dos acontecimentos, embora infelizmente com toda a modernidade ainda haja muitos homens e mulheres que pensam assim. Hoje as mulheres trabalham mais, contribuem para o sustento de suas famílias, pagam impostos tanto quanto os homens, sofrem os mesmos stress ou até mais que eles, devido à dupla ou tripla jornada, no entanto ainda são discriminadas. Infelizmente muitos ainda vêem o sexo feminino numa posição hierárquica inferior e o preconceito não é somente de homens, são de mulheres também.

Por que precisa-se de um dia especial para as mulheres assim como para os índios e afro-descendentes, porque ainda são discriminados. Por que se vê um número alarmante de violência contra a mulher, porque ainda são discriminadas e violentadas dentro de suas próprias casas. Eu pergunto, por que apesar da nossa Constituição prescrever que todos são iguais em direitos e deveres e de proibir qualquer forma de discriminação, seja de sexo, raça e religião, ainda temos que ter Leis especiais para protegerem as mulheres, a resposta é porque ainda são discriminadas.


Estamos tendo avanços é verdade, mas ainda em passos lentos, estamos vivendo um momento especial, neste ano temos duas mulheres candidatas à presidência da república e segundo as pesquisas uma delas poderá ser eleita a primeira mulher a governar o Brasil. São realmente duas mulheres pioneiras e corajosas, guerreiras, trabalhadoras, mas com perfis opostos.


A primeira presidenciável que me permito comentar é a acreana Marina Silva, de origem humilde, aparência frágil, mas que tem mostrado sua coragem e sua fidelidade aos princípios morais e éticos, que não deve ser eleita, mas que já é uma vitoriosa, conseguiu sobreviver a probeza, se alfabetizou adulta e foi senadora. Marina Silva foi ainda mais corajosa quando teve a coragem de deixar o partido dos trabalhadores, que em sua concepção não seguia mais os verdadeiros princípios ideológicos. Eu espero que continue sendo verdadeira nos seus ideais, que continue defendendo acima de tudo o meio ambiente, a natureza e a nossa Amazônia.


A outra presidenciável, Dilma Rousseff, com origem na classe média mineira, também se mostrou corajosa, ainda jovem estudante manifestou-se contra a ditadura, por esta coragem nós brasileiros devemos ter respeito e admiração, não somente a ela como aos outros manifestantes e se hoje temos uma Constituição moderna, que prega a igualdade e a liberdade, foi graças a esses corajosos irmãos brasileiros que se doaram pela causa.


Com certeza Dilma Rousseff trabalhou e buscou suas oportunidades, soube aproveitá-las e mostrou-se eficiente, espero que se eleita também saiba aproveitar a grande oportunidade de mostrar com eficiência que as mulheres sabem participar da vida política do país, de debater, de decidir e de se impor quando necessário, espero que ela não seja manipulada pelos companheiros petistas e que seja realmente uma estrela, de luz própria.

Precisamos amadurecer e não ver as mulheres como frágeis criaturas, mas como seres humanos, imperfeitos também, pois não são melhores e nem piores, que não querem a superioridade, o que elas querem é o que todas nós queremos, é participar da vida política, econômica, social, enfim de dar a nossa parcela de contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária.


Sucesso a estas dignas representantes brasileiras e que venham outras mulheres, fortes e corajosas, que tenham o perfil que a meu ver seria o ideal para nos representar, um misto da Marina na sua sinceridade e simplicidade com a firmeza e determinação da Dilma, para que possam disputar em condições de igualdade com os homens sem precisar se ancorar ou de ser projetada por um grande homem.


Macapá, 01/09/10.

Um comentário: