terça-feira, 12 de julho de 2011

DEGENERAÇÃO MACULAR SENIL


A mácula é uma região localizada na parte posterior e central da retina, responsável pela visão central e pela visão mais acurada, que nos permite ver detalhes, sendo importante para exercermos atividades que exigem uma visão mais nítida, como a leitura.


                                     Perda da visão central causada por lesão na área macular.

   A degeneração macular senil (DMS) é a principal causa de cegueira irreversível nos países desenvolvidos. Ela atinge 8% dos indivíduos maiores de 50 anos, acometendo 2/3 da população acima de 90 anos. Além da idade, outros fatores de risco são: história familiar, pele clara, hipertensão, obesidade, baixo consumo de vitaminas, doença cardiovascular, exposição solar.

 As causas exatas de seu aparecimento não estão ainda elucidadas e, atualmente, não existe nenhum tratamento comprovadamente eficaz. Uma dieta balanceada que contenha quantidades suficientes de proteínas, carboidratos, glicídios, vitaminas e minerais é importante para a saúde do corpo como um todo, inclusive os olhos. Certas vitaminas e minerais podem retardar o desenvolvimento da degeneração macular.
 
  As reações químicas normais causadas pelo efeito da luz sobre a mácula podem ativar o oxigênio e causar lesão macular a longo prazo. Algumas vitaminas e minerais atuam como antioxidantes, ou seja, como agentes químicos que trabalham contra esta molécula de oxigênio ativada, podendo assim prevenir danos à mácula. Acredita-se que alguns antioxidantes poderiam ajudar a retardar a degeneração macular e a ação de outros fatores de envelhecimento, como as vitaminas C e E, o selênio e os carotenóides, encontrados em especial nos vegetais de folhas verdes.  O mineral zinco também é importante para a saúde da mácula, o suplemento de zinco na dieta poderia atrasar o aparecimento de degeneração macular.

 O primeiro passo para manter uma boa saúde é uma dieta balanceada. Dieta rica em verduras, legumes e frutas, de preferência crus. Quanto mais colorido e diversificado for o prato, melhor. Doses suplementares de vitaminas e sais minerais podem ser recomendadas, sob orientação médica. Ao lado da dieta, a realização de atividades físicas que possam impedir o aparecimento da obesidade e das doenças cardiovasculares pode contribuir para evitar o aparecimento da DMS. A proteção aos raios solares também podem contribuir para evitar ou retardar o aparecimento da DMS.

  A DMS pode estar presente mesmo sem sintomas, assim, exames médicos realizados regularmente por um oftalmologista são muito importantes, já que muitos casos de cegueira são previníveis quando são diagnosticadas e tratadas a tempo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário