quinta-feira, 21 de abril de 2011

ALGUNS DIAS EM CURITIBA

  Estive em Curitiba a convite da SOBLEC (Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea) para participar como coordenadora do estado do Amapá no Congresso Brasileiro da Sociedade.
Foram vários debates relevantes sobre o uso de lentes de contato e as diversas patologias que afetam a córnea e toda superfície ocular.
  Ressaltaram a importância da edição da resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), a adaptação de lentes de contato é ato exclusivo do médico, somente o médico tem o conhecimento e a responsabilidade de avaliar os olhos antes do uso das lentes, indicar a melhor lente para cada caso e acompanhar o uso das mesmas.
  O uso inadequado de lentes e sem acompanhamento médico pode levar desde a alergias e ceratites, a aumento da vascularização das córneas, até úlceras, processos infecciosos que podem compromoter em definitivo a visão.










Na foto abaixo, eu e minha colega de residência médica, Dra. Selma Miyazaki, diretora e responsável pelo Banco de Olhos do Hospital de Olhos de Cascavel, um dos melhores serviços de oftalmologia no Paraná, no jantar de confraternização oferecido pela SOBLEC.









No domingo foi dia de parque, ou melhor de parques, soube que em Curitiba há 24 parques, em um domingo, só deu para visitar 3 parques.
 O primeiro que eu visitei foi o Jardim Botânico, feito pelo poder público e mantido pela iniciativa privada, o grupo Boticário. Uma excelente idéia a ser copiada por outros Estados, aliás, eu acredito na parceria público-privada em quase tudo, só o serviço público não consegue manter o padrão e a qualidade, ele deve cobrar das entidades mantenedoras. Mas isto é questão para outro artigo.
 Sem querer fazer propaganda de ninguem, mas temos que reconhecer o trabalho do ex- governador Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, que modernizou Curitiba, quase tudo leva o seu nome, parece que ele foi como um marco divisor na história de Curitiba, Curitiba antes e depois de Jaime Lerner.

Foi prefeito por três mandatos de Curitiba (responsável pelo Plano Diretor da cidade) e governador do Paraná, por dois mandatos. Participou da criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba e, em 1990, recebeu prêmio máximo para o meio ambiente, como o prefeito responsável por tornar Curitiba a capital verde do Brasil. Atualmente é consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo
Fonte: Wikipédia




Ao fundo observa-se o palácio de vidro, um dos cartões postais da cidade

Olha quem pousou para minha câmera!                                                                                          



Feira de orquídeas e plantas, vendem mudas, deu vontade de trazer,
 pena que moramos longe.






Esta foto foi tirada do ônibus de turismo, ônibus com visual panorâmico, que circula de 20/20 min. por vários pontos turísticos de Curitiba.                                                                                            



A Ópera de Arame, local de eventos artísticos e culturais, dentro de um parque.






 Parque do Tanguá, o interessante deste parque é que ele foi feito apartir da recuperação de uma antiga pedreira, um ambiente degradado transformado em parque, não é uma idéia maravilhosa?             









Vejam a altura da pedreira
Eu lá embaixo da pedreira.
Difícil foi voltar depois, subir a montanha ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário