Os
brasileiros estão morrendo mais em acidentes no trânsito, principalmente quando
o veículo é motocicleta. Dados do Ministério da Saúde divulgados no dia
04 de novembro deste ano apontam que 40.610 pessoas morreram em acidentes de
trânsito no Brasil em 2010, sendo que 25% delas foram vítimas de ocorrências
com motocicletas. De 2002 a 2010, a quantidade de óbitos em acidentes com motos
quase triplicou no País, saltando de 3.744 para 10.143 mortes. Nesse ano, os números do primeiro semestre apontam que são 72,4 mil
internações de vítimas de acidentes de trânsito. Desse total, 35,7 mil, vítimas
de moto, o que representa quase 50%.
Os acidentes no trânsito
acarretam um aumento dos gastos no Sistema Único de Saúde (SUS) e uma maior ocupação dos leitos hospitalares e
das UTIs, reduzindo a disponibilidade dos mesmos para tratamento de outras
enfermidades. Em 2010, foram contabilizadas 145 mil internações no SUS causadas por
acidentes, 15% a mais do que em 2009. Isso representou um investimento de R$
190 milhões só em procedimentos específicos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Também provocam uma despesa maior com a previdência social para as vítimas dos
acidentes, atualmente, o INSS gasta R$ 8 bilhões por ano.
"Os números
revelam que o país vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no
trânsito", alertou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, a
Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil ocupa o quinto lugar em
ocorrências como essas, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
Para o ministro, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar que
dirigir bêbado, mesmo sem causar acidente, é crime, pode contribuir para a
melhora dessas estatísticas no trânsito.
Entre as regiões, o maior porcentual de aumento na quantidade de óbitos
nesse período foi registrado na região Norte (53%), seguido do Nordeste (48%),
Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%).
No Amapá, ocorreram 106 mortes no trânsito nos últimos 10 meses, segundo
o repórter policial João Bolero, fato que motivou uma audiência pública na
Assembléia Legislativa para discutir o problema.
O ministro da saúde reforça a
importância da prevenção e da fiscalização da Lei Seca, que reduziu
drasticamente a tolerância da relação álcool e direção. “Houve uma redução de
até 30% nas regiões que tiveram uma ação mais eficaz na fiscalização”, disse.
Ele reforçou que o Ministério da Saúde apóia projetos de lei em discussão no
Congresso Nacional que aumentam a pena de motoristas que sejam identificados
alcoolizados.
A recomendação da Organização das Nações
Unidas (ONU), com a coordenação da Organização Mundial da
Saúde (OMS) é estabilizar e reduzir o número de mortes e lesões em acidentes de
transporte terrestre nos próximos dez anos, como adesão ao Plano da Década de
Ações para a Segurança no Trânsito 2011-2020, plano ao qual o Ministério da
saúde apóia.
É preciso mais educação e
mais responsabilidade no trânsito e não esquecer a premissa:
SE FOR DIRIGIR, NÃO BEBA!
SE FOR BEBER, NÃO DIRIJA!
Número total de óbitos por acidentes de
transporte terrestre – 2002 a 2010*
|
||||||||||
Localidade
|
Tipo
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
2010*
|
BRASIL
|
Geral
|
32753
|
33139
|
35105
|
35994
|
36367
|
37407
|
38273
|
37594
|
40610
|
BRASIL
|
Motos
|
3744
|
4271
|
5042
|
5974
|
7162
|
8078
|
8898
|
9268
|
10134
|
Amapá
|
Geral
|
121
|
116
|
119
|
107
|
119
|
102
|
91
|
109
|
121
|
Amapá
|
Motos
|
3
|
4
|
9
|
2
|
11
|
4
|
3
|
11
|
5
|
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