OLHARES: moro no Amapá, na Amazônia e quero compartilhar meus sentimentos e opiniões. Não quero convencer, apenas causar um momento de reflexão sobre vários temas que nos afligem. São artigos, crônicas e poemas. "Os pensamentos dos mortais são tímidos e falíveis os nossos raciocínios; um corpo corruptível pesa sobre a alma e esta tenda de argila faz o espírito pesar com muitas preocupações".(Sb 9, 14-15)
quinta-feira, 3 de março de 2011
BEIJO NA BOCA, E OS RISCOS?
Que beijo na boca é bom, todos nós sabemos, e sem querer estragar a alegria dos foliões, o hábito de beijar muito e geral como ocorre no carnaval representa um perigo para a transmissão de várias doenças.
Além das gengivites e da cárie, de acordo com um estudo americano publicado na Britsh Medical Journal em 2006, beijar na boca várias pessoas aumenta em quatro vezes o risco de adolescentes contraírem meningites por Streptococcus mutans.
Além das bactérias, o beijo na boca pode transmitir vírus, causadores de inúmeras doenças como a Mononucleose infecciosa, causada pelo vírus Epstein-Baar, e ficar com o vírus por toda a vida. Os riscos para a transmissão do vírus da AIDS é pequeno, mas existe, se houver lesões ou cáries na boca.
Segundo a Agência Brasil no Estadão - O Ministério da Saúde alertou nesta terça, 1º, para o risco de contrair doenças, sobretudo sífilis, por meio do beijo na boca durante o carnaval.
O ministério destacou que a enfermidade é mais conhecida como uma doença sexualmente transmissível (DST), mas que também pode ser transmitida pela saliva, por causa de pequenas feridas na boca.
A transmissão da sífilis pelo beijo depende da fase da doença, já que a ferida aparece apenas em um segundo momento. A ferida nem sempre está na parte de fora dos lábios, o que prejudica a identificação de pessoas infectadas.
O ministério lembrou ainda que, caso as feridas estejam localizadas no pênis ou na vagina, a sífilis pode ser transmitida por meio de relação sexual sem camisinha.
Dados da pasta indicam que, a cada ano, são registrados quase 1 milhão de novos casos de sífilis no Brasil. A recomendação é utilizar sempre o preservativo - inclusive durante o sexo oral - e ficar atento para feridas na boca de parceiros.
FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,ministerio-alerta-para-risco-de-sifilis-e-demais-doencas-transmitidas-pelo-beijo,686311,0.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
uiii deliçia !
ResponderExcluir