

Num artigo pulicado pela UOL Ciência e Saúde, cujo autor não foi mencionado, se comenta sobre um estudo feito pelos americanos sobre a influência da atividade humana nas inundações.
O autor relata que os gases do efeito estufa emitidos à atmosfera por causa da atividade humana aumentaram de maneira significativa a probabilidade de chuvas torrenciais e o risco de inundações locais, segundo duas pesquisas publicadas no último número da revista científica "Nature". E que, trata-se das primeiras constatações formais da contribuição da atividade dos seres humanos aos fenômenos hidrológicos extremos. Descreve que até agora, os estudos sugeriam que o aquecimento global da atmosfera induzido pelo homem era parcialmente responsável pelos aumentos nos níveis de precipitações. (...)
" Isto é assim porque sempre houve fenômenos climáticos extremos e atribuí-los a eventos individuais é muito difícil. O estudo na 'Nature' muda isto da raiz", explicou.
"Estes estudos - ressaltou - enviam uma mensagem científica muito clara aos políticos de que a magnitude das enormes inundações registradas no mundo aumentou pela mudança climática antropogênica".
Acrescento que, em nosso país além das chuvas torrenciais, ocorre o fenômeno visível e que não é preciso nem de estudo para constatação, que é o entupimento dos bueiros causado pelo lixo jogado nas ruas e também pelo lixo jogado indiscriminadamente nos rios. Os culpados são a sociedade, que precisa ser conscientizada e o poder público que não realiza o serviço de coleta, limpeza e destino adequado do lixo.
Abra os olhos: temos que ter mais responsabilidade com as nossas ações, com o nosso lixo e com o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário