terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pedido de Impeachment do governador Pedro Paulo


Comissão especial vai analisar pedido de impeachment no Amapá
Presidente da Assembleia enviou pedido de afastamento do governador.Pedro Paulo Dias (PP) está preso desde sexta, em Brasília, pela PF.
O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Jorge Amanajás (PSDB), decidiu nesta terça-feira (14) pelo encaminhamento para uma comissão especial do pedido de impeachment do governador preso, Pedro Paulo Dias (PP).
Amanajás, que é candidato ao governo, chegou a dizer que desejava discutir o tema em plenário, mas diante do pedido anunciou o encaminhamento. "Acato seu pedido e estarei encaminhando para a comissão. Nosso regimento será seguido à risca."
O pedido de impeachment é assinado por Camilo Capiberibe (PSB), que também disputa o governo, Ruy Smith (PSB) e Joel Banha (PT). Os parlamentares listam reportagens da imprensa sobre o escândalo e destacam que o caso só foi parar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo envolvimento do governador, que tem foro privilegiado.
Sessão da Assembléia Amapá(Foto: Eduardo Bresciani/G1)
A comissão especial vai fazer uma apuração inicial, e o caso voltará ao plenário para que se decida pela abertura ou não do processo de impeachment. No caso de abertura, o governador é afastado do cargo enquanto durar o processo.
Se o pedido for aceito pelo plenário, o processo retorna para a comissão especial para a produção de provas, e o plenário terá de votar depois se dará continuidade ou não à ação. O julgamento final é feito por um tribunal especial formado por representantes da Assembleia e do Tribunal de Justiça do estado.Como o processo é longo, Amanajás já admite que dificilmente haverá o julgamento antes do término do mandato de Pedro Paulo, em dezembro. “Como só temos três meses e meio, é impossível que se chegue até o fim do processo, mas vou fazer com que se dê o encaminhamento”.
Fonte; Portal g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário