segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MÉDICOS PROTESTAM CONTRA O CAOS NA SAÚDE


Entidades médicas do Brasil (AMB, FENAM e CFM) e profissionais querem chamar a atenção para a crise na rede pública

No dia 18 de outubro se comemorou o dia dos médicos, mas infelizmente no Brasil estamos vivendo uma crise na saúde pública e não há muito que comemorarmos. Em 25 de outubro, médicos de todo o país protestarão contra as más condições de assistência e a baixa remuneração dos profissionais oferecidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A mobilização nacional em defesa da rede pública quer chamar a atenção da sociedade e dos tomadores de decisão para a crise instalada na assistência em saúde na rede pública.
Os médicos manifestarão em defesa da saúde pública, de melhorias nas condições de trabalho no SUS e da valorização profissional.
            “É fundamental ter mais verbas para o setor, remuneração digna para os recursos humanos, entre os quais os médicos, e condições adequadas a uma assistência digna para os pacientes. No dia 25, portanto, faremos uma grande corrente em todo o Brasil não somente para apontar os problemas da rede pública, mas para contribuir com propostas de soluções, afirma o presidente eleito da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso.
“Com a mobilização queremos chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais recursos para a saúde, melhor remuneração para os profissionais e melhor assistência à população”, corrobora o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d’Avila.
O presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Carvalhaes, diz que o objetivo é chamar a atenção de todos os cidadãos brasileiros para alguns fatos que não são mostrados como as péssimas condições de trabalho, falta de planejamento na área de recursos humanos e os salários aviltantes pagos nos serviços de saúde pública.
“É uma situação caótica e complexa, por isso estamos fazendo essa mobilização de alerta às autoridades e de informação à população, para que o Congresso Nacional, a presidente da República, o ministro da Saúde, os governadores, prefeitos e secretários estaduais e municipais tenham consciência de que é preciso melhorar a saúde pública e os médicos são parceiros relevantes nesse contexto", ressalta o dirigente.
No Amapá, a situação também se encontra muito precária, precisa-se de investimentos urgentes a curto e longo prazo, desde medicamentos nas unidades, equipamentos e médicos até a construção e disponibilização de mais leitos hospitalares, bem como a valorização dos profissionais, para mantê-los na rede pública.
Nas vésperas do dia do médico o governador mandou para aprovação na Assembléia a lei que regulamenta os plantões médicos e a lei que institui a gratificação para melhorias do piso salarial, aprovada em recente acordo com o sindicato dos médicos. Infelizmente, a lei foi aprovada as pressas na AL, sem ouvir e sem discutir com o sindicato.  As autoridades do Estado editaram a lei descumprindo o acordo firmado, pois deixaram claro a não incorporação da gratificação ao salário base, e afastando expressamente a incidência dos direitos trabalhistas sobre a mesma e sobre os plantões médicos, como a perda do direito de recebê-los se saírem de licença por motivos de doença.
Ou seja, os médicos do Estado do Amapá continuarão a darem os plantões sem nenhuma forma contratual com a administração, o que continua sendo ilegal, e sem nenhum direito trabalhista sobre os mesmos como férias, décimo terceiro. Os médicos passarão anos prestando o serviço de atendimento às urgências (jornadas extras) para o Estado e ao se aposentarem contarão apenas com o salário base, o que afronta todos os avanços trabalhistas e o princípio da dignidade humana na relação de trabalho.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Parabéns, Médicos!

Em 2011, o Dia do Médico acontece em um momento de mudanças no sistema de saúde, e muitas dessas mudanças se devem à mobilização da categoria. A Câmara dos Deputados aprovou, há três semanas, um projeto de lei elencando as despesas que devem ser consideradas de Saúde Pública, dando mais clareza ao tema, sem contudo onerar a sociedade com mais um tributo. A defesa do SUS e o aumento nos investimentos no sistema público de Saúde, para uma prestação de serviço de melhor qualidade, entraram na pauta de prioridades da população. E a relação dos médicos com as operadoras de plano de saúde passa por uma revisão, para melhor atendimento dos seus usuários.
Nesse 18 de Outubro, o Cremepe parabeniza todos os médicos que se empenham para tornar a Medicina cada vez mais humanizada. Como também evoca a todos a continuarem compartilhando dessa luta pela construção de um sistema de saúde, público ou privado, mais justo e de melhor qualidade para a população. Parabéns, colegas médicos! Estaremos juntos, sempre!
A Diretoria


Em 2011, o Dia do Médico acontece em um momento de mudanças no sistema de saúde, e muitas dessas mudanças se devem à mobilizaçã

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DIA 18 DE OUTUBRO COMEMORA-SE O DIA DO MÉDICO


Hoje é teu dia, Meu amigo doutor, Hoje penso em ti com carinho e amor.

Que Deus abençoe tuas mãos que amenizam a dor e curam as feridas. Que Deus abençoe tua vida, tua família e tua morada, hoje e sempre, para que possas, por longo tempo, sanar a dor que sangra nas casas, nas ruas e nos leitos dos hospitais. Que Deus continue a guiar tuas mãos e a encher de amor teu coração para que sejas sempre o caminho da bondade e da esperança para aqueles que em tuas mãos depositam suas vidas. Pela dedicação, amor e carinho com que segues a jornada que escolheste para tua vida, Parabéns pelo teu dia, Doutor!












DIA MINDIAL DA VISÃO E O COMBATE A CEGUEIRA


                                              
O Dia Mundial da Visão é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde – OMS e do Programa Visão 20/20, cujo objetivo principal é prevenir e tratar a cegueira. A data é marcada anualmente, sempre na segunda quinta-feira do mês de outubro, este ano foi comemorada no dia 13/10.  O dia se propõe a divulgar as causas da cegueira no mundo, a fim de prevenir e tratar de modo mais eficaz doenças como catarata e glaucoma. Este ano, o tema do dia é “O olho do idoso: Olhos no futuro – luta contra deficiência de visão no envelhecimento”.

 O Programa Visão 20/20 foi idealizado em 1999. Formado por organizações não- governamentais e instituições ligadas à oftalmologia em todo o mundo, tem como proposta incentivar campanhas de prevenção, tratamento e conscientização de doenças causadoras da cegueira. O programa visa reduzir pela metade a incidência destas doenças até 2020.

Segundo a OMS, cerca de 80% das 45 milhões de pessoas cegas no mundo são maiores de 50 anos. A maioria das doenças causadoras da cegueira são tratáveis e evitáveis, 80% dos casos de cegueira poderiam ser tratados e evitados. É preciso conscientizar a população mundial acerca destas doenças, principalmente a população idosa. As principais doenças que acometem a visão dos idosos são glaucoma, catarata, erros de refração e degeneração da mácula (DRMI). Os números apontam também que, no geral, 50% dos cegos no Brasil decorrem da catarata não-operada e 20% problemas de retina ou glaucoma.

Os dados da OMS revelam ainda que 90% dos cegos vivem em países de baixo nível socioeconômico, uma vez que, nestes locais há mais barreiras para o acesso aos cuidados de saúde ocular. Segundo a OMS, o número de pessoas cegas no mundo vai dobrar nos próximos vinte anos. Quatro de cada cinco pessoas perderão a visão de forma desnecessária. Entretanto a oftalmologia brasileira vem investindo em conhecimento e em equipamentos e vem apresentando projetos para trabalhar nesta prevenção.

No Amapá calcula-se que para uma população de 500 mil habitantes seriam necessárias 1500 cirurgias, no mínimo, num ideal de 3000 cirurgias ao ano, para reduzir efetivamente a cegueira por catarata. A cegueira e a baixa acuidade visual geram incapacidades, restringem a qualidade de vida sob o ponto de vista ocupacional, sócio econômico e psicológico, sendo importante questão de saúde pública.

O apoio político para a prevenção da cegueira e para a visão 20/20 foi ratificado pelo 49° Conselho Diretor da OPAS (Organização Pan- Americana de Saúde e Associação Pan- Americana de Oftalmologia (APAO), na 61ª Sessão do Comitê Regional, em Washington, DC em 2009, quando os Ministros da Saúde de todas as nações da America, inclusive do Brasil, aprovaram o Plano de Ação e terão que promover ações nesse sentido.

Dentro deste plano está o estímulo aos Estados membros a incentivar parcerias entre o setor público, organizações não governamentais, setor privado e sociedade civil para programas e atividades que promovam a prevenção da cegueira.

Nós, oftalmologistas da Sociedade Amapaense de Oftalmologia (SAO), nos colocamos a disposição do governo local para formarmos uma parceria de trabalho, para promovermos a redução e a prevenção da cegueira em nosso estado, objetivando a melhoria da qualidade de vida de nossa população.



Fonte: http://www.who.int/mediacentre/events/annual/world_sight_day/en/index.html
 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS

<> <>


        

Revista Nossa Gente-nº 09-Mês de Outubro de 2011


O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro promoveram no domingo, dia 25, nas praias do Leme e de Copacabana, atividades esportivas e culturais em apoio à campanha nacional de doação de órgãos, cujo tema deste ano é “Seja um doador de órgãos, seja um doador de vidas”. A mobilização, em conjunto com entidades parceiras do ministério, contou com a participação de grandes nomes do futebol e do vôlei (como Zico e Nalbert), de artistas e cantores, além de brasileiros que fizeram transplante pelo Sistema Único de Saúde. O Dia Nacional da Doação de Órgãos é lembrado em 27 de setembro.

O SUS é o maior sistema público de transplantes do mundo. Cerca de 95% das cirurgias deste tipo feitas no Brasil, de forma totalmente gratuita, são realizadas pelo Sistema Único de Saúde. O secretário nacional de Atenção a Saúde, Helvécio Magalhães, destaca que a solidariedade e a doação são fundamentais para que o país possa realizar um número cada vez maior de transplantes e, com isso, salvar mais vidas. “Todos os anos, temos uma semana inteira dedicada à doação de órgãos com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância deste ato. É fundamental a participação de todos”, afirma Magalhães.

O Brasil é referência internacional em transplantes por realizar o maior número de procedimentos por meio de uma rede pública de saúde. Ano passado, foram 21.040 cirurgias feitas pelo SUS, quase o dobro da quantidade registrada em 2002 (11.203). E a expectativa é que o número de transplantes realizados este ano supere a marca de 2010. O país vem mantendo crescimento sustentado não só na quantidade de cirurgias realizadas como também no volume de recursos aplicados no setor. O investimento anual do Ministério da Saúde no SNT, em 2010, ultrapassou R$ 1 bilhão.

            No Amapá, em 1996 realizamos os dois primeiros transplantes de córneas no Hospital São Camilo, porém, estas cirurgias não puderam continuar a serem realizadas, devido à falta no Estado de Banco de Olhos. O transplante de córnea é uma cirurgia de reposição da cobertura transparente do olho (córnea) danificada e com perda da transparência.

Já dispomos da Central de Captação de órgãos e Tecidos (CNCDO), implantada há três ou quatro anos, porém ainda não realizamos nenhuma capitação de órgãos e tecidos, pela falta de continuidade nas ações que dependem da vontade política.

Hoje já poderíamos estar captando e realizando transplantes de córneas em nosso Estado.

13 de outubro dia do Fisioterapeuta

Hoje é o Dia do Fisioterapeuta. Esses profissionais dedicam-se diariamente não somente com a recuperação e reabilitação físicas das pessoas, mas com muitas outras atividades que beneficiam os nossos corpos.Portanto, eles  merecem os nossos cumprimentos e homenagens pela sua dedicação à profissão!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

JOBS E O ESPÍRITO EMPREENDEDOR E INOVADOR



    Segundo Gilberto Dimenstein, jornalista do Conselho Editorial da Folha, atualmente residindo nos EUA, Steve Jobs sintetiza o que existe de melhor e mais encantador nos Estados Unidos, é algo que ele gostaria muito de ver no Brasil. É um dos símbolos da reverência de uma nação ao espírito empreendedor e à inovação. Arriscar para inovar faz parte da alma profunda dos americanos, estimulando talentos.

    Essa é uma das razões, segundo o jornalista, que explica o motivo de na lista de qualidade de ensino superior, que acaba de ser divulgada pela Times Higher Education (THE), os Estados Unidos terem tantas universidades entre as melhores do mundo, são 75 universidades entre as 200 melhores. O Instituto Tecnológico da Califórnia se tornou a melhor instituição de ensino no último ano, seguida por Harvard, que sempre esteve no topo. A Caltech, como é conhecida, tem cerca de 300 professores para 2 mil estudantes. Trinta de seus ex-alunos já ganharam Prêmios Nobel.

   O editor do ranking, Phil Baty, diz que a diferença entre as universidades top é 'minúscula'. Mas, segundo ele, Caltech bate Harvard em volume de pesquisa, renda e reputação, além da influência de suas pesquisas e as verbas que atrai da indústria. Com diferenças tão suaves, um simples fator tem papel decisivo na hora de determinar a ordem do ranking: dinheiro.

    Dimenstein comenta que a importância de ir além do campus e estabelecer parcerias com governos e empresas é o que permite que, do campus, do dormitório, comecem desenhos de empresas como Microsoft, Google ou Facebook. Ou que, em torno delas, montem-se parques tecnológicos. Jobs não teve ensino superior, mas se beneficiou desse ambiente inovador, já que estava localizado no Vale do Silício, impulsionado em grande parte por Stanford. Ele foi o típico inovador, que fez de sua garagem (literalmente) um misto de laboratório com centro de inovações.

   Dimenstein conclui que homens como Jobs transmitem mensagens diárias para outros jovens de serem ousados, pensarem grande, arriscarem, serem empreendedores e que o melhor de viver nos EUA, ainda mais morando dentro do campus de Harvard, é ver de perto essa agitação permanente que, mesmo com a crise, está longe de ser abatida.

   No Brasil a boa notícia é que a nossa maior universidade, a Universidade de São Paulo (USP) pela primeira vez aparece entre as 200 melhores universidades do mundo, subiu 54 posições e ficou no 178.º lugar no ranking publicado pela THE, desde que foi criado há oito anos. A USP figura como a melhor universidade sul-americana, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre a 276.ª e 300.ª posição, e pela PUC do Chile, listada entre as colocações 351 e 400. No ano passado, a Unicamp ficou na 248.ª posição.

   Também temos muitos empreendedores e pesquisadores, muitos dos quais vão buscar fora do país as oportunidades, o que nos falta e falta em nossas universidades são investimentos públicos e das empresas em nossos talentos.

Fontes: Folha.com, Estadão/ciências