quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UM ANO DA LEI DA FICHA LIMPA

    

      O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir na segunda quinzena de outubro, a menos de um ano das eleições municipais , se a Lei da Ficha Limpa poderá ser aplicada integralmente no pleito. A votação será apertada, mas a tendência é que a norma seja declarada constitucional. A lei completa um ano, dia 29, ainda sob a marca da incerteza sobre sua validade, o que tem causado indefinição no cenário político.
    O presidente da Corte, ministro Cezar Peluso, quer esperar a presidente Dilma Rousseff indicar o 11 integrante do STF para não correr o risco de haver impasse. A vaga está aberta desde agosto, com a aposentadoria de Ellen Gracie, mas há sinalizações do governo de que a nomeação sairá logo. Peluso quer evitar a situação ocorrida no ano passado, na votação da validade da lei para 2010, que terminou em 5 a 5. O desempate veio só em março deste ano, com a nomeação de Luiz Fux para a vaga deixada por Eros Grau.

   Na votação de março, os ministros decidiram apenas que a lei não poderia ser aplicada para as eleições de 2010, porque não foi aprovada um ano antes do pleito, como determina a Constituição. Nada declararam sobre a validade da norma para 2012. Essa decisão será tomada no julgamento de duas ações propostas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo PPS.
    As ações pedem que a lei seja declarada constitucional. Para tanto, os ministros do STF precisarão examinar ponto a ponto. Só após esse julgamento, os partidos terão segurança para definir os nomes nos quais apostarão nas eleições de 2012.

   A expectativa nos bastidores do STF é que seis ministros votem pela validade da lei. Luiz Fux, Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e José Antonio Toffoli já deram declarações públicas nesse sentido. O clima no STF é de reconhecimento da constitucionalidade de todo o texto da Lei da Ficha Limpa. Não se conseguiu a plenitude da eficácia da lei, pelo menos no plano temporal, mas o conteúdo da lei deverá ser aplicado sem maiores questionamento em 2012 - disse Ayres Britto, um dia após o julgamento de março.

 
Fonte: O Globo

 
http://www.reformapolitica.org.br/component/content/article/26-em-destaque/250-stf-decidira-sobre-ficha-limpa-em-outubro-.html

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA DA ÁRVORE

    Minha homenagem ao dia da árvore, com algumas fotos pessoais.

                   Árvores da floresta amazônica, Rio Amazonas ao fundo, orla de Macapá.

                             Parque das águas em São Lourenço, Sul de Minas.



                         Meu filho e meu sobrinho pedalando no parque em São Lourenço, Minas.


domingo, 18 de setembro de 2011

FORMATURA DE DIREITO DA ESTÁCIO AMAPÁ

    Se por um instante Deus nos presenteasse com mais um pouco de tempo juntos, possivelmente não diríamos tudo o que pensamos, mas definitivamente pensaríamos em tudo o que dissemos e que fizemos.
    Pensando no que dissemos, fizemos e sentimos, percebemos que os momentos de história que realizamos juntos foram mais grandiosos do que pequenos.

    Estudamos, mas também rimos muito, e podemos dizer que se Deus nos concedesse mais um pouco de tempo juntos, morreríamos de tanto rir.

    Neste momento palavras perdem o sentido diante das lágrimas contidas na saudade que iremos sentir, mas sorriso é o que demonstraremos neste instante de realização de mais uma vitória em nossas vidas. Vitória que agradecemos a Deus e compartilhamos com os familiares e amigos.

    A formatura representa o início de uma profissão, com muitas escalas a perseguir, mas é um importante começo, uma batalha vencida.


                         Parabéns a todos os formandos!


FOTOS DO BAILE DE FORMATURA (17/09/2011)

WELLINGTON, ELIZIA,ISRAEL, JOELM, PAULO LEANDRO, ALESSANDRA E DIEGO.



A ENTRADA FOI DECORADA COM OS STANDARTS DOS FORMANDOS




           MINHA FILHA RENATA E IVANILDA, NOSSA COMPANHEIRA DE MUITOS ANOS.





                          MINHA ESFORÇADA COLEGA E TAMBÉM CANTORA, CLÁUDIA



           NOSSO GRUPO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: DARCIMARA, ÁUREA, ENEIDA, CLÁUDIA E EU.


APÓS A ATRAÇÃO SERTANEJA, TEVE OS DESFILES NA PASSARELA, TODOS MUITO ELEGANTES E SORRIDENTES.



    A BELA JULIANA SUSSUARANA, FALTOU A NOSSA ETERNA MISS AMAPÁ, MAYARA SUSSUARANA, QUE ESTAVA EM VIAGEM.


                           

                                    KAMILA, PARECIA UMA SEREIA, NUM BELO VESTIDO.

 

               E EU, NÃO PUDE CONTER MINHA EMOÇÃO, FOTOGRAFADA PELO MEU FILHO CAIO.
 
A MINHA SIMPÁTICA COLEGA E COMPANHEIRA DESTES 5 ANOS: DARCIMARA DA MATA


                        NOSSO COLEGA MAIS BRINCALHÃO: RUBENVALDO



               DEPOIS O BRINDE DOS FORMANDOS, ALESSANDRA E WELLINGTON.




     A HOMENAGEM AO NOSSO ORADOR E RESPONSÁVEL PELA BELÍSSIMA FESTA, LUCIANO MARBA, DAS COLEGAS: LUZILEIDE, MAYRA DANIELLY E PRISCILA.



                     MEUS ILUSTRES CONVIDADOS: RENAN, RENATA E A AVÓ MARICÓ.


                                                     MEU QUERIDO CAIO.