segunda-feira, 30 de maio de 2011


    Minha homenagem pela passagem do aniversário de nascimento desse grande compositor brasileiro, que teve uma vida breve, mas que marcou toda uma geração, como a minha, com canções de estilo inovador, contestador e franco. Nasceu em 27/05/1960, Russo é considerado o mais importante compositor do rock nacional. Em 1982, integrou a banda Legião Urbana. Russo permaneceu na Legião Urbana até sua morte. Considerado por alguns como o líder dos jovens, de sua geração, Renato Russo refutava essa idéia, dizendo que era apenas um cantor e compositor de suas músicas.

Deixou preciosidades, como essa:

Mais Uma Vez



Renato Russo

Composição : Renato Russo



Mas é claro que o sol vai voltar amanhã

Mais uma vez, eu sei

Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã

Espera que o sol já vem.

Tem gente que está do mesmo lado que você

Mas deveria estar do lado de lá

Tem gente que machuca os outros

Tem gente que não sabe amar

Tem gente enganando a gente

Veja a nossa vida como está

Mas eu sei que um dia a gente aprende

Se você quiser alguém em quem confiar

Confie em si mesmo

Quem acredita sempre alcança!

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã

Mais uma vez, eu sei

Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã

Espera que o sol já vem.

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena

Acreditar no sonho que se tem

Ou que seus planos nunca vão dar certo

Ou que você nunca vai ser alguém

Tem gente que machuca os outros

Tem gente que não sabe amar

Mas eu sei que um dia a gente aprende

Se você quiser alguém em quem confiar

Confie em si mesmo

Quem acredita sempre alcança!

Quem acredita sempre alcança!

Quem acredita sempre alcança!

Quem acredita sempre alcança!

Quem acredita sempre alcança!

Quem acredita sempre alcança!

Quem acredita sempre alcança!

Quem acredita sempre alcança!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

QUEM SOU ?

Sou o que sempre quis ser,

Gosto de tudo que faço,

Das injustiças, não consigo esquecer.

Tento fazer a vida doce,

Sou forte, tenho dificuldades.

Sou humana e tenho momentos tristes.

Procuro aproveitar as oportunidades,

Já me machuquei,

Já fiz escolhas difíceis.

Já errei e já chorei

E como chorei...

Mas, tenho uma família que amo,

Tenho poucos e grandes amigos,

Enfim, sou feliz todos os dias.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

DIA DO OFTALMOLOGISTA




    No dia 07 de maio se comemora o dia do oftalmologista. A oftalmologia é a especialidade médica à qual cabem o estudo, o diagnóstico e o tratamento das doenças e lesões do olho e seus órgãos anexos.

    Foi um dos primeiros ramos da medicina a ser tratado como especialidade independente.

    Os antigos egípcios já estudavam o órgão da visão, mas a oftalmologia clínica começou realmente com os gregos. Hipócrates e seus alunos estudaram minuciosamente as doenças oculares. Datam dessa época as primeiras descrições anatômicas do olho. A oftalmologia romana foi herdeira direta da medicina grega e, particularmente, da escola de Alexandria. Entre os árabes, teve grande importância a obra “Dez tratados sobre o olho”, de Hunayn ibn Ishaq.

   O oftalmologista se dedica não só aos aspectos patológicos da visão, mas também à análise de sua fisiologia.

    Hoje é uma especialidade médica clínica e cirúrgica, que cuida da prevenção e do tratamento das doenças oculares. Corrige erros refracionais como miopia, astigmatismo e hipermetropia; auxilia no diagnostico e controle de doenças sistêmicas, como diabetes, hipertensão, vasculites, tumores cerebrais e outras. O objetivo maior da oftalmologia é a prevenção e o tratamento da cegueira.
    No Amapá, em 1994 realizamos a primeira cirurgia de catarata com implante de lente intraocular e em 1996 os primeiros transplantes de córneas do Estado, no Hospital São Camilo, onde um doador pode beneficiar dois pacientes.
    A SAO (Sociedade Amapaense de Oftalmologia), desde sua criação em 2007,  em parceria com o Governo do Estado do Amapá, já realizou cerca de 4.000 cirurgias de catarata, 10.000 exames e procedimentos oftalmológicos e em torno de 30.000 atendimentos ambulatoriais, pelo SUS.


   
    Oftalmologistas da SAO (Sociedade Amapaense de Oftalmologia), da direita para a esquerda, Dr. Olinto, o pioneiro, Dr. Antônio Sérgio, Dr. Roberval, Eu, Dr. Luciano, Dr. Adachi, Dr. Paulo Guerra. Não aparecem na foto os Drs., que também fazem parte da SAO, José Maria Menezes e Maira Tongu.

terça-feira, 3 de maio de 2011

DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

   



 "Vivemos num mundo saturado de informação. Com a proliferação das chamadas “novas mídias”, das novas tecnologias e dos novos modos de difusão, a informação tornou-se muito mais acessível. Ao mesmo tempo, tem-se também diversificado. A informação veiculada pelos principais meios de comunicação social é agora complementada pela difundida pela “mídia participativa”, tais como os blogues.
(...) Mas, apesar da evolução da imprensa e do jornalismo, certos princípios fundamentais conservam toda a sua importância. Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, manifesto, novamente, o meu profundo apoio ao direito universal à liberdade de expressão.
   Apelo a todos os governantes para que reafirmem o seu compromisso em relação ao direito de “procurar obter, receber e difundir, sem limitações de fronteiras, informações e idéias através de qualquer meio de expressão”, consagrado no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
(...) Ao mesmo tempo, peço a cada um que exerça o seu direito de maneira responsável e, se possível, sem esperar ser pressionado pelos acontecimentos. A mídia exerce uma grande influência no comportamento humano. Por esta razão, como afirmou, recentemente, a Assembléia Geral, na resolução que cria o Conselho de Direitos Humanos, a mídia “tem um papel importante a desempenhar na promoção da tolerância, do respeito e da liberdade de religião ou de crença”. A mídia não deve ser utilizada para incentivar, degradar ou propagar o ódio. Deve ser possível dar provas de discrição, sem prejudicar as liberdades fundamentais.

   Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, devemos nos conscientizar de que a mídia não pode se limitar a informar sobre as mudanças ocorridas, mas deve ser também, ela própria, um agente de mudança. Todos deveríamos ser gratos à imprensa pelo seu trabalho e pela sua imaginação. Espero que a mídia, quer as novas quer a tradicional, possa continuar a realizar o seu trabalho, livre de ameaças, medos e de qualquer outra limitação". (...)

   "Uma imprensa livre e independente é aquilo que dá vida a sociedades fortes e que funcionam bem, é aquilo que conduz ao próprio progresso."

 Esta mensagem é do Ex-Secretáro Geral da ONU, Kofi Annan, por ocasião do Dia Mundial da liberdade de imprensa,  em 03 de Maio de 2006, no Centro Regional de Informação da ONU em Bruxelas – RUNIC.


    Em nosso país há tentativas de limitar a liberdade de imprensa, precisamos abrir os olhos e não abrir mão desse direito, garantido pela nossa Constituição e que é de todos.
   Diversas propostas em tramitação no Poder Legislativo, algumas delas de iniciativa do Poder Executivo, representam perigo real de restrições à liberdade de expressão no país. A liberdade de expressão é um direito humano inalienável e sua proteção, um elemento essencial para as Estado Democrático.
   A luta pela liberdade de expressão e de imprensa, por qualquer meio de comunicação, não é tarefa de um dia, deve ser permanente.