sexta-feira, 29 de abril de 2011

UM CASAMENTO REAL



  Esta história, que parece um conto de fadas, poderia começar assim:

  Era uma vez uma jovem plebéia, professora primária, de estatura mediana, cabelos loiros e curtos, tímida, de olhar triste e que um dia conheceu um príncipe, sendo por ele escolhida para ser a mãe do herdeiro do trono da Inglaterra.

  Eu era jovem, mas me lembro do seu casamento, do vestido marfim, muito suntuoso, que foi transmitido pela televisão para o mundo todo. Mas havia algo estranho naquele casamento, a noiva tinha um olhar triste e o príncipe não tinha o encanto dos príncipes, não aparentava ser um  verdadeiro gentleman.

  Tiveram dois lindos meninos, o primeiro, futuro herdeiro do trono, tinha o comportamento parecido ao da mãe, tímido e de sorriso contido. O segundo um jeito moleque e certa rebeldia.

  Alguns anos se passaram e a bela princesa foi se dando conta que seu casamento não fôra assim tão real, e, mesmo com a aparência de submissa, encarou a rainha mãe e pôs fim ao casamento. Foi tentar encontrar a felicidade que, o título de princesa, as jóias, os castelos ou toda a riqueza do mundo não são capazes de proporcionar.

  Fugindo dos holofotes e tentando viver como uma pessoa normal, acabou vítima de um acidente automobilístico num túnel em Paris. Seu velório comoveu o mundo, me lembro do envelope deixado pelo seu filho caçula sobre o seu caixão, onde podíamos ler Mammy, escrito a mão.

  Alguns anos depois de sua morte, sob olhares de todo o mundo, o príncipe herdeiro William também se casa com uma plebéia, esta mais segura, mais amadurecida, formada em história das artes, Kate Middleton, na mesma igreja, Abadia de Westminster em Londres, onde seus pais se casaram.

  Ele aparentando um verdadeiro príncipe encantado e ela carismática, segura e feliz. Agora sim, me parece, como num conto ou num sonho, um verdadeiro casamento real.

    E como cristãos que somos, desejo que Deus abençoe o jovem casal e lembrando as palavras do nosso Padre Zezinho em sua música sobre a família, “que nada no mundo separe um casal sonhador; que Deus abençoe as famílias, amém; abençoa senhor, a minha também!”
  Como eu gosto de deixar registrado neste blog, momentos interessantes da história, deixo aqui os melhores momentos do casamento real:

Entrando na Abadia




                                                Ouvindo o sermão do Bispo...


Na carruagem acenando para a multidão...

O esperado beijo...


A surpesa final, ao sair do Castelo num carro enfeitado com balões, somente o casal, já descontraídos, como os nossos recém casados no final da cerimônia ...


E como dizia o nosso poeta Vinicius de Morais: "Que não seja eterno, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure".

Fonte das fotos: Yahoo.com

domingo, 24 de abril de 2011

VINHO, A BEBIDA DOS DEUSES!

  Estudos arqueológicos do vinho datam entre 9.000 a 4.000 a.C., nas montanhas de Zagros, na região que corresponde hoje à Armênia e ao norte do Irã, a possível a produção de vinho nessa região foi graças a invenção da cerâmica, usada para armazenar e servir o vinho. Por volta do ano 3.150 a.C. no Egito, um dos seus primeiros governantes, o rei Escorpião I foi enterrado com cerca de 700 jarros de vinho. Para os egípcios o vinho significava status social logo no início da utilização, passando por períodos em que o vinho se tornou abundante no delta no Nilo. Na sociedade mesopotâmia o vinho virou moda, mas era bebida da elite.
  "Entre os gregos o vinho teve papel importante, além de serem grandes produtores de vinho eles organizavam cerimônias para bebê-lo. Os chamados symposion, reuniões exclusivamente de homens onde ali filosofavam, incluindo Platão que descrevia que o bebedor de vinho ideal usa o vinho na busca da verdade, mas permanece em total controle de si mesmo e não sofre efeitos ruins. “O vinho revela o que está escondido” dizia Erastóstenes, filósofo grego do século III a.C".
   O vinho passou a ser visto como uma bebida social bem como religiosa, se tornando um objeto da moda do Oriente Próximo e do Mediterrâneo. O vinho era mencionado como uma valiosa oferenda, tão valioso quanto o ouro e a prata. Foi no reinado de Assurnasirpal II que o vinho foi servido pela primeira vez naquela região em grande quantidade em uma festa, o que significava explícita riqueza, pois o vinho era muito caro e raro. 
  Várias passagens históricas relatadas na Blíblia, também citam a bebida, que esteve presente na última ceia de Jesus Cristo e seus apóstolos e é celebrada até hoje, entre nós, nas cerimônias religiosas.
  O vinho consiste simplesmente no suco fermentado das uvas, leveduras presentes nas cascas convertem os açucares em álcool. A ciência já comprovou que tomar a bebida moderadamente pode trazer diversos benefícios à saúde. O vinho possui compostos chamados de polifenois, encontrados em cerca de 90 e 95% das cascas e sementes de uvas e são antioxidantes. Entre eles, podemos destacar o resveratrol e as quercitinas, que são os que mais ajudam o nosso organismo.
  Sendo antioxidantes, os polifenois ajudam a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, essas substâncias podem ajudar a combater e prevenir uma série de doenças, desde que consumidos com moderação. A quantidade recomendada é de uma taça de vinho para mulheres e até duas para homens. Essas quantidades, porém, pressupõem que a pessoa tenha outros hábitos saudáveis, como uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos.


  Boa companhia; saborear um bom prato, como uma carne macia de cordeiro ou um peixe nobre regado em um bom azeite, e até, uma massa com um molho apetitoso; acompanhado, na minha preferência de um bom vinho tinto suave, não têm preço!


Fontes:

quinta-feira, 21 de abril de 2011

ALGUNS DIAS EM CURITIBA

  Estive em Curitiba a convite da SOBLEC (Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea) para participar como coordenadora do estado do Amapá no Congresso Brasileiro da Sociedade.
Foram vários debates relevantes sobre o uso de lentes de contato e as diversas patologias que afetam a córnea e toda superfície ocular.
  Ressaltaram a importância da edição da resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), a adaptação de lentes de contato é ato exclusivo do médico, somente o médico tem o conhecimento e a responsabilidade de avaliar os olhos antes do uso das lentes, indicar a melhor lente para cada caso e acompanhar o uso das mesmas.
  O uso inadequado de lentes e sem acompanhamento médico pode levar desde a alergias e ceratites, a aumento da vascularização das córneas, até úlceras, processos infecciosos que podem compromoter em definitivo a visão.










Na foto abaixo, eu e minha colega de residência médica, Dra. Selma Miyazaki, diretora e responsável pelo Banco de Olhos do Hospital de Olhos de Cascavel, um dos melhores serviços de oftalmologia no Paraná, no jantar de confraternização oferecido pela SOBLEC.









No domingo foi dia de parque, ou melhor de parques, soube que em Curitiba há 24 parques, em um domingo, só deu para visitar 3 parques.
 O primeiro que eu visitei foi o Jardim Botânico, feito pelo poder público e mantido pela iniciativa privada, o grupo Boticário. Uma excelente idéia a ser copiada por outros Estados, aliás, eu acredito na parceria público-privada em quase tudo, só o serviço público não consegue manter o padrão e a qualidade, ele deve cobrar das entidades mantenedoras. Mas isto é questão para outro artigo.
 Sem querer fazer propaganda de ninguem, mas temos que reconhecer o trabalho do ex- governador Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, que modernizou Curitiba, quase tudo leva o seu nome, parece que ele foi como um marco divisor na história de Curitiba, Curitiba antes e depois de Jaime Lerner.

Foi prefeito por três mandatos de Curitiba (responsável pelo Plano Diretor da cidade) e governador do Paraná, por dois mandatos. Participou da criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba e, em 1990, recebeu prêmio máximo para o meio ambiente, como o prefeito responsável por tornar Curitiba a capital verde do Brasil. Atualmente é consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo
Fonte: Wikipédia




Ao fundo observa-se o palácio de vidro, um dos cartões postais da cidade

Olha quem pousou para minha câmera!                                                                                          



Feira de orquídeas e plantas, vendem mudas, deu vontade de trazer,
 pena que moramos longe.






Esta foto foi tirada do ônibus de turismo, ônibus com visual panorâmico, que circula de 20/20 min. por vários pontos turísticos de Curitiba.                                                                                            



A Ópera de Arame, local de eventos artísticos e culturais, dentro de um parque.






 Parque do Tanguá, o interessante deste parque é que ele foi feito apartir da recuperação de uma antiga pedreira, um ambiente degradado transformado em parque, não é uma idéia maravilhosa?             









Vejam a altura da pedreira
Eu lá embaixo da pedreira.
Difícil foi voltar depois, subir a montanha ao lado.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Detalhes de um Rei.

   

    Hoje o Rei, o maior cantor romântico brasileiro, completa 70 anos. Com mais de 50 anos de carreira, Roberto Carlos ainda faz muito sucesso. Seu estilo é impar e inconfundível, suas canções marcaram momentos da vida de muitas pessoas com mais de 30 anos de idade, como eu.
São muitas canções que nos trazem lembranças da infância, quando se ouvia seus sucessos pelo rádio, lembranças de amores antigos ou da perda de um grande amor.
   Recentemente em uma pesquisa, divulgada pelo Estadão, com 2065 internautas que elegeram as melhores músicas do Rei de todos os tempos. A escolhida em primeiro lugar foi: Detalhes (25,2%), em segundo foi: Como é grande o meu amor por você (11,1%) e em seguida ficou Emoções (8%) e Outra vez (7,2%).



Detalhes

Composição : Erasmo Carlos / Roberto Carlos

Não adianta nem tentar
Me esquecer
Durante muito tempo
Em sua vida
Eu vou viver...

Detalhes tão pequenos
De nós dois
São coisas muito grandes
Prá esquecer
E a toda hora vão
Estar presente
Você vai ver...
Se um outro cabeludo
Aparecer na sua rua
E isto lhe trouxer
Saudades minhas
A culpa é sua...

O ronco barulhento
Do seu carro
A velha calça desbotada
Ou coisa assim
Imediatamente você vai
Lembrar de mim...

Eu sei que um outro
Deve estar falando
Ao seu ouvido
Palavras de amor
Como eu falei
Mas eu duvido!

Duvido que ele tenha
Tanto amor
E até os erros
Do meu português ruim
E nessa hora você vai
Lembrar de mim...

A noite envolvida
No silêncio do seu quarto
Antes de dormir você procura
O meu retrato
Mas da moldura não sou eu
Quem lhe sorri
Mas você vê o meu sorriso
Mesmo assim
E tudo isso vai fazer você
Lembrar de mim...

Se alguém tocar
Seu corpo como eu
Não diga nada
Não vá dizer
Meu nome sem querer
À pessoa errada...
Pensando ter amor
Nesse momento
Desesperada você
Tenta até o fim
E até nesse momento você vai
Lembrar de mim...

Eu sei que esses detalhes
Vão sumir na longa estrada
Do tempo que transforma
Todo amor em quase nada
Mas "quase"
Também é mais um detalhe
Um grande amor
Não vai morrer assim
Por isso
De vez em quando você vai
Vai lembrar de mim...

Não adianta nem tentar
Me esquecer
Durante muito
Muito tempo em sua vida
Eu vou viver
Não, não adianta nem tentar
Me esquecer...



terça-feira, 12 de abril de 2011

O MASSACRE NA ESCOLA DO RIO NÃO É UMA FATALIDADE SIMPLESMENTE


O massacre dos alunos do RJ tem que ser um divisor de águas em matéria de prevenção da violência. É preciso que se estabeleça uma política pública nesse sentido. Muito já se falou sobre a insegurança nas escolas, sobretudo públicas, a profusão de armas de fogo no nosso país (mais de 7 milhões de armas ilegais), a facilidade com que compram essas armas em qualquer esquina etc.

Erro crasso, depois de enterrados os corpos das vítimas indefesas, consiste em atribuir a tragédia do RJ a uma fatalidade, a um acidente, à demência de um louco. Não se trata de um fato isolado de um débil mental. A violência no Realengo, que estarreceu o Brasil e o mundo, não foi fortuita: era e é absolutamente previsível.

Costumamos simplificar as explicações das tragédias, esquivando-se o poder público e a sociedade de suas responsabilidades. Toda violência envolve um ser humano agressor, uma vítima, a sociedade e o Estado. O crime (a violência) não é um problema somente individual. Todo crime tem reflexos sociais: implica a sociedade e o Estado.

A não repetição do terror disseminado por Wellington de Oliveira exige análise profunda das suas causas. Está mais do que evidenciado que ele foi vítima de “bullying” quando era estudante da mesma escola onde ocorreram os fatos.
Se a sociedade e o Estado tivessem prestado atenção nessa causa, certamente poderiam ter evitado a desgraça. Trata-se de um desequilibrado, de um serial killer com problemas mentais. Isso parece fora de dúvida. Mas ao mesmo tempo ele não deveria ter ficado sem tratamento, sem atenção.

Todas as vezes que tentamos explicar tragédias como a do RJ com a visão biológica-individualista (tudo ocorreu por causa de um louco, foi uma fatalidade, uma anomalia), colocamos debaixo do tapete uma série infindável de fatores sociológicos e psicológicos, que devem ser devidamente enfrentados.

Um país que constrói mais presídios que escolas está fadado a fabricar muitos Wellingtons de Oliveira. Incontáveis jovens que não apresentam bom equilíbrio emocional já foram vítimas do “bullying”.

Somadas todas as causas da tragédia do RJ (desequilíbrio mental, “bullying”, acesso fácil a armas de fogo, insegurança nas escolas etc.), não fica difícil prognosticar o futuro: todos os ingredientes explosivos da violência estão presentes.

Muitas outras crianças e adolescentes serão dizimados no Brasil, se continuarmos enfocando a mortandade de Realengo como a manifestação de uma violência isolada de um débil mental.

AUTOR: *LFG – Jurista e cientista criminal. Presidente da Rede de Ensino LFG. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001).
http://www.ipclfg.com.br/manifesto-pela-nao-violencia/massacre-de-alunos-no-rj-nao-foi-fatalidade-nao-e-um-fato-isolado/?preview=true; acessado em 12/04/11


Assim, o massacre na escola do Realengo no Rio no dia 07 de abril não foi somente uma fatalidade, mas o resultado de uma soma de violências como abandono, desprezo, humilhação, falta de amor e afeto, falta de identificação e tratamento das pessoas portadoras de transtornos psiquiátricos, no âmbito das famílias, das escolas e da sociedade em geral.
Deixo registrado no blog uma foto dos policiais que conseguiram, cumprindo o dever profissional, evitar que a tragédia fosse maior e emocionados falaram à imprensa.
Policiais que muitas vezes são criticados e pouco elogiados, estes cumpriram bem o dever e mesmo convivendo diariamente com cenas de crime, se emocionaram com a magnitude da violência.
Que Deus console as famílias das vítimas e demais alunos da escola do Realengo.
Maria Teresa

domingo, 10 de abril de 2011

SÓ COMIGO


Às vezes dá uma vontade
De ir para algum lugar,
De tudo me isolar
E só comigo ficar.

De olhar o mundo de longe
E com a natureza vibrar,
Sem ninguém a incomodar,
Só a vida celebrar.

Da montanha avistar
O manso azul do mar
O pássaro a voar
E o vento a me abraçar.

Ainda bem que a
Vontade passa,
Pois só, por muito tempo,
Não consigo ficar.

AS CHAMAS DA VERDADE E DA LIBERDADE




Querem nos calar
Ou a nossa voz controlar.
Não querem que a gente cresça
E nem que a gente apareça.

Por que se incomodam?
Por deles discordar?
Por que não querem nos respeitar,
Se o que queremos é participar.

Simplesmente se esquecem,
Que não podem impedir a verdade,
Nem tão pouco a liberdade,
Cedo ou tarde elas aparecem.

No dia em que aparecerem
E não mais se calarem
Tal qual um vulcão,
Suas chamas derramarão...

O poder que se constrói
Em cima da opressão,
Não é poder, é ilusão,
Aos poucos se autodestrói,
Com ou sem revolução...

Há milhões de políticos tiranos, não somente no mundo árabe, como em nossa América Latina, em vários segmentos do sistema, mudamos de regime mas ainda não mudamos antigas formas demagogas e corruptas de fazer política;
Como escreveu o compositor Caetano Veloso na música,Podres Poderes, que foi feita na época da repressão militar e infelizmente ainda é bem atual. E também mostrado no filme Tropa de Elite 2, que apesar de ser uma obra de ficção, nos parece tão real.

"Enquanto os homens exercem seus podres poderes
Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos
E perdem os verdes
Nós somos uns boçais..."
"Enquanto os homens exercem seus podres poderes
Morrer e matar de fome, de raiva, de sede
São tantas vezes gestos naturais..."

VOCÊ CONCORDA? DÊ A SUA OPINIÃO!

Autor: Maria Teresa Renó

Macapá, 10 de abril de 2011

quarta-feira, 6 de abril de 2011

AÉCIO E O PRIMEIRO E AGUARDADO DISCURSO NO SENADO



A oposição é muito importante para uma nação, representa o contra peso, evita os exageros da política. Esperamos que a oposição desperte, ela é necessária para os avanços do país, é preciso deixar as paixões de lado.

FRASES DO DISCURSO DE AÉCIO EM QUE RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DA OPOSIÇÃO

- "Não confundo agressividade com firmeza" -, o senador mineiro do PSDB destacou a importância do papel da oposição, que, para ele, tem três pilares: "coragem, responsabilidade e ética."

-Em ataque direto ao governo Lula, Aécio afirmou: "Ao contrário de que alguns querem fazer crer, o País não nasceu ontem". Resgatou a lembrança do governo de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB.

-"Estarei como homem do diálogo, como sempre fui, que não teme o enfrentamento e o debate nem as oportunidades de convergência"

-"A despeito da opinião de alguns, os historiadores devem enxergar, no futuro, os mandatos dos três últimos presidentes como um 'só período de estabilidade e crescimento".

- Aécio destacou ser preciso enfrentar o "continuísmo das graves contradições". "Cessadas as paixões da disputa eleitoral, o Brasil precisa de um choque de realidade".

- Citou alguns problemas que teriam se acumulado no último governo e, que se impõem como desafios, como o desarranjo fiscal, o risco de desindustrialização e a ameaça da inflação. Como esperado, o senador enfatizou a necessidade da redução de tributos para melhor andamento da economia. Criticou também a interferência do governo na Vale do Rio Doce, ex-estatal que recentemente trocou seu presidente.

- "Ser oposição é tão patriótico quanto ser governo". Ainda no tom da crítica ao governo, já na parte final do discurso, o senador afirmou: "Não podemos nos perder na grandiloqüência do discurso oficial".

Fonte:Extraido do texto de José Orenstein, do estadão.com.br, estadao.com.br, Atualizado: 6/4/2011 17:04

segunda-feira, 4 de abril de 2011

MAIS UMA INICIATIVA PARA A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS



Água é sinônimo de vida, sem água não há vida.
Toda iniciativa para estimular a consciência de preservação e do uso racional do importante e precisoso líquido, a água, deve ser estimulada e divulgada.

É uma iniciativa da AMBEV, veja no LINK:
http://movimentocyan.com.br/home/o-movimento-cyan/o-que-e

A CASA DA HOSPITALIDADE DE SANTANA


A Casa da Hospitalidade atende pessoas com deficiências diversas (distúbios psicomotores, auditivos, visuais e transtornos mentais), independente de idade e sexo e crianças e adolescentes de 0 até 18 anos de idade, procedentes da exclusão familiar e social, vindas do Município de Santana, dos demais municípios do Estado do Amapá e das Ilhas do Pará.


Atualmente abriga 119 pessoas, dentre elas, 80 são portadores de transtornos mentais. No vídeo abaixo confira essa grande obra fundada pelo Dr. Marcelo Cândia e administrada pela Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência.


Em visita ao local presenciei o amor e o carinho dispensado a todos os que ali foram abrigados. Muitos deles rejeitados pela família e, principalmente, pela sociedade.


Caso seja tocado em seu coração, uma maneira de fazer parte dessa grande obra é doando fraldas descartáveis, material de limpeza, roupas usadas, brinquedos, alimentos e, principalmente, ajuda voluntária de profissionais da área de saúde, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, assistentes sociais, fisioterapeutas e enfermeiras.


O mais impressionante de tudo é a perseverança do projeto que já completou 25 anos no Amapá, apesar das dificuldades. Espero que nossos políticos ajudem pelo menos com pessoal especializado e com emendas parlamentares para que nossos irmãos carentes continuem sendo atendidos com humanidade.

Fonte: ESCRITO PELO JUIZ MARCONI PIMENTA NO SEU BLOG:
http://marconipimenta.blogspot.com/2011/04/casa-da-hospitalidade-em-santana-amapa.html