sexta-feira, 25 de março de 2011

O GIGANTE RIO AMAZONAS


     No dia 6 de setembro foi instituído em Macapá o Dia Municipal do Rio Amazonas com objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos sobre adoção de medidas de preservação e utilização racional dos recursos oferecidos pelo rio. Acredito que ainda não exista o dia nacional ou mundial do Rio Amazonas.



 
 Nos mais remotos povoados do sul do Peru, os quéchuas, descendentes dos incas, costumam se referir ao Amazonas como o “deus que fala”, por causa do estrondo de suas águas nos cânions e despenhadeiros. É o mais longo rio do mundo, nasce no nevado Mismi, na cordilheira de Chila, nos Andes do sul do Peru, o que lhe dá uma extensão de quase 7.100 km. Os países que são banhados diretamente pelo rio Amazonas são: Peru, Colômbia e Brasil. Em suas bacias estão: Bolívia, Equador e Venezuela (apenas alguns trechos) e Guiana. O rio nasce com o nome de Apurimac a 5.500 m de altura, no departamento peruano de Arequipa, descendo as encostas da montanha até unir-se ao Urubamba, na divisa dos departamentos de Junín e Ucayali, para formar o rio desse nome; já na região das florestas equatoriais, o Ucayali se une ao rio Marañón (perto da cidade de Nauta, no departamento de Loreto) e forma o Amazonas peruano.


 O rio que nasce na Cordilheira dos Andes e deságua no Golfão do Marajó, que abrange os litorais do Amapá e Pará, tem o maior curso em volume e extensão do mundo e representa 16% da reserva de água doce do planeta.


 A tradicional imagem do curso barrento que serpenteia o verde da floresta é apenas um retrato de um rio de muitas faces. Ele nasce cristalino nos Andes, desce azul pelo deserto marrom do altiplano, fica verde nos precipícios do início da selva, ganha a tonalidade amarelada ainda na mata peruana e corta a Amazônia como um imenso tapete da cor de chocolate. É um gigante que desafia a ciência. A bacia amazônica é a maior do mundo com 5.846.100 km², quase o dobro da do Nilo




Ao entrar em território brasileiro o Amazonas é chamado de Solimões até 30 km a leste de Manaus, onde recebe as águas do rio Negro e recupera seu nome principal. Nos 1.900 km desde sua nascente até a planície na selva peruana, o rio realiza uma descida de 5.440 m; nos 5.200 km restantes, até o Atlântico, o desnível é de apenas 60 metros.


Em seu percurso, o Amazonas recebe quase 7.000 afluentes, que em conjunto ocupam uma área de quase 4 milhões de quilômetros quadrados. Os afluentes mais importantes são: o Ucayalli e Huallaga (ambos no Peru), o Javari, Madeira, Purus, Juruá, Xingu e Tapajós, na margem direita; na margem esquerda são o Pastaza e Napo (no Peru) e no Brasil: Negro, Japurá, Trombetas, Içá, Jari e Paru. Os rios da margem direita (vindos do sul) são os mais importantes em questão de volume, pois são mais caudalosos, sendo que os afluentes peruanos são os menos volumosos, uma vez que se originam do derretimento do gelo na cordilheira peruana.







Macapá no Amapá,  a única capital banhada pelo Rio Amazonas.


Macapá no Amapá, a única capital banhada pelo Rio Amazonas.






Futlama, tradicional futebol das tardes de Macapá, período de maré baixa.


                       Caminhar na orla do Rio é um hábito muito saudável dos amapenses.




Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6.000 quilômetros de extensão que corre embaixo do rio Amazonas, a uma profundidade de 4.000 metros. Os dois cursos d'água têm o mesmo sentido de fluxo - de oeste para leste -, mas se comportam de forma diferente. A descoberta foi possível graças aos dados de temperatura de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras nas décadas de 1970 e 1980, na região amazônica.






Fonte: http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php?id=294 17/06/11
http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/o-rio-amazonas/
Texto: Leonencio Nossa

Primeiras Fotos: Celso Junior
Demais fotos banhando Macapá são minhas.

quinta-feira, 24 de março de 2011

MÉDICOS DOS PLANOS DE SAÚDE IRÃO PARAR POR UM DIA







Paralisação do dia 7 de abril: FENAM, CFM e AMB divulgam carta aberta aos médicos e à população brasileira






Os presidentes das três entidades médicas nacionais que organizam a paralisação do dia sete de abril dos médicos que prestam serviços às seguradoras e operadoras de planos de saúde divulgaram nesta sexta-feira, 25, carta aberta a todos os 160 mil médicos que atuam na saúde suplementar. Cid Carvalhaes, presidente da FENAM, Roberto Luiz D Ávila, do Conselho Federal de Medicina, e José Luiz Gomes do Amaral, da Associação Médica Brasileira, também assinaram outro documento destinado a todos os cidadãos brasileiros que possuem planos de saúde, esclarecendo os motivos da paralisação e alertando a sociedade sobre os riscos de prejuízos à saúde por conta do descaso das empresas do setor com os médicos.

Na carta aos médicos que atendem aos plano de saúde (cerca de 160 mil, segundo o Conselho Federal de Medicina), as diretorias da FENAM, CFM e AMB chamam a atenção para os problemas relacionados à relação de trabalho entre médicos/operadoras de planos de saúde e convoca toda a categoria para o Dia Nacional de Paralisação do Atendimento aos Planos de Saúde, marcado para 7 de abril, quando comemora o Dia Mundial da Saúde.

No documento, as entidades também apontam as diretrizes nacionais do movimento, que são organizar a luta por reajustes de honorários, tendo como balizador os valores da CBHPM/ sexta edição; exigir a regularização dos contratos entre operadoras e médicos, conforme a Resolução ANS Nº 71/2004; e promover ações no Congresso Nacional, visando a aprovação de projetos de lei que contemplem a relação entre médicos e planos de saúde.



Fonte: http://portal.fenam2.org.br/portal/showData/392718

quarta-feira, 23 de março de 2011

ENFIM, O STF DECIDE A INAPLICABILIDADE DA LEI DA FICHA LIMPA NAS ELEIÇÕES DE 2010




STF anula validade da Ficha Limpa para eleições de 2010



O STF (Supremo Tribunal Federal) anulou nesta quarta-feira a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010.
Com o voto do ministro Luiz Fux, o Supremo formou entendimento de que a lei não poderia ter sido aplicada na última eleição por causa do chamado princípio da anualidade.
A decisão altera o resultado das urnas e adia a restrição à candidatura de políticos condenados em segunda instância.
Votaram neste sentido os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Marco Aurélio e Celso de Mello e Cezar Peluso.
Enquanto isso, os ministros Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia e Ellen Gracie defenderam que a lei deveria ser aplicada na eleição do ano passado.
Por 6 votos a 5, o tribunal lembrou que, pela Constituição Federal, qualquer mudança no processo eleitoral só pode acontecer se for promulgada um ano antes do pleito.
A Ficha Limpa foi sancionada em junho do ano passado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A lei provavelmente valerá a partir das eleições de 2012, mas os ministros ainda irão analisar recursos que questionam se a lei é constitucional.
Os ministros precisam avaliar, por exemplo, se é legal a determinação que torna inelegível candidatos cassados pela Justiça Eleitoral, com condenações por improbidade administrativa ou por um colegiado, mesmo que caiba recurso da decisão.
A partir dessa decisão os ministros poderão analisar individualmente os recursos apresentados pelos candidatos que foram barrados pela Justiça Eleitoral com base na norma.
O julgamento de hoje muda entendimento anterior fixado pelo STF no ano passado, quando estava desfalcado de um ministro.
O Supremo analisou dois recursos que questionavam os efeitos da norma nas eleições de 2010 e também no caso de renúncia para escapar da cassação.
Entre os políticos beneficiados com a decisão estão Jader Barbalho (PMDB-PA), Cássio Cunha Lima (PSDB-PBO), João Capiberibe (PSB-AP), Marcelo Miranda (PMDB-TO), eleitos para o Senado.
MÁRCIO FALCÃO DE BRASÍLIA

Casal Capiberibe comemora decisão sobre Ficha Limpa

Com a anulação da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010, o casal Janete e João Capiberibe, ambos do PSB do Amapá, deve assumir os mandatos na Câmara e no Senado, respectivamente. Eles foram cassados por compra de votos nas eleições de 2002
João Capiberibe disse à Folha que a decisão do Supremo Tribunal Federal é uma oportunidade de anular a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que cassou o casal.

KÁTIA BRASIL DE MANAUS



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/893106-stf-anula-validade-da-ficha-limpa-para-eleicoes-de-2010.shtml

terça-feira, 22 de março de 2011

NO DIA DA ÁGUA, COMO ESTÁ A ÁGUA EM MACAPÁ?



É comemorado nesta terça-feira (22) o Dia Mundial da Água. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem o objetivo de estimular o debate sobre a preservação desta fonte natural.

Apesar de estarmos às margens do maior rio do mundo, sofremos com a falta de água nas torneiras, muitos bairros simplesmente não chega água e em quase toda a cidade, passamos horas e às vezes o dia todo sem água, quando a mesma retorna é uma água amarelada e barrenta.

Ontem uma amiga indignada fotografou a água que caía da torneira, um absurdo, pois além dos impostos altos nós pagamos para ter água limpa e tratada em nossas residências, é um direito nosso.
A água que consumimos vem do Rio Amazonas que naturalmente é barrenta e cheia de resíduos da floresta, ocorre ainda que há a contaminação pelo esgoto lançado sem tratamento e pelo lixo jogado pela população.
Mesmo que você ingira apenas água mineral, coisa que a maioria da população não tem condição, o suco que você vier ingerir em uma lanchonete pode estar contaminado.

É preciso mais consciência por parte da população e pelo Poder Público; com saúde não se brinca; com água não se brinca; não dá para fazer de conta que temos água tratada. O aumento do número de casos de febre tifóide em nosso estado se deve ao consumo de água contaminada. Há uma grande incidência de toxoplasmose em nossa população também pela água contaminada, sem contar as verminoses e parasitoses (amebas, giárdias e outras).

Abra os olhos: Precisamos de água tratada, de saneamento básico, precisamos cuidar do nosso Rio.
Dê a sua opinião!

NO DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA, COMO ESTÁ A ÁGUA EM MACAPÁ


É comemorado nesta terça-feira (22) o Dia Mundial da Água. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem o objetivo de estimular o debate sobre a preservação desta fonte natural.
Apesar de estarmos às margens do maior rio do mundo, sofremos com a falta de água nas torneiras, muitos bairros simplesmente não chega água e em quase toda a cidade, passamos horas e às vezes o dia todo sem água, quando a mesma retorna é uma água amarelada e barrenta.
Ontem uma amiga indignada fotografou a água que caia da torneira (na foto acima), um absurdo, pois além dos impostos altos nós pagamos para ter água limpa e tratada em nossas residências, é um direito nosso.
A água que consumimos vem do Rio Amazonas que naturalmente é barrenta e cheios de resíduos da floresta, ocorre ainda que há a contaminação pelo esgoto lançado sem tratamento e pelo lixo jogado pela população.
É preciso mais consciência por parte da população e pelo poder público, com saúde não se brinca, com água não se brinca, não dá para fazer de conta que temos água tratada. O aumento do número de casos de febre tifóide em nosso estado se deve ao consumo de água contaminada. Há uma grande incidência de toxoplasmose em nossa população, também pela água contaminada, sem contar as verminoses e parasitoses (amebas, giárdias e outras).

Abra os olhos, até quando? Dê a sua opinião!

segunda-feira, 21 de março de 2011

RIO E HOTEL COPACABANA


O HOTEL COPACABANA PALACE SERVE DE TELÃO PARA EXIBIR A ANIMAÇÃO "RIO".

A SIMPÁTICA FAMÍLIA OBAMA NO BRASIL

President Obama Speaks on Human Rights in Rio de Janeiro, Brazil


A simpática família é recebida pela presidente Dilma, que fez um bom discurso abordando a importância em diminuir o protecionismo a certos produtos exportados pelo Brasil.
A viagem do Presidente Obama para a América Latina, iniciou-se no Brasil e focou-se na importância econômica, em fortificar as relações comerciais entre os dois países. Disse que o Brasil já é uma importante economia emergente e que o futuro já começou para o Brasil.
Michelle Obama também discursou em uma recepção em Brasília, foi elegante também nas palavras e muito simpática. Relatou que foi criada em uma família numerosa, com poucos recursos mas que nunca faltou o amor. Que jamais sonhara em ser uma primeira dama, aproveitou as oportunidades, foi boa aluna e aconselhou a todos em buscar as oportunidades e procurar ajudar os outros ao redor a crescerem também.




President Barack Obama waves to the people gathered on the street outside the Ciudad de Deus (City of God) favela Community Center in Rio de Janeiro, Brazil, Sunday, March 20, 2011. (Official White House Photo by Pete Souza)




Apesar de não concordarmos com alguns posicionamentos dos norte americanos, a família Obama mostrou-se muito simpática e admirável, esperamos que as relações entre os dois países melhorem depois desta histórica visita.

sexta-feira, 18 de março de 2011

OLHOS VERMELHOS, CONJUNTIVITE?

Existem várias causas de olhos vermelhos, os que aparecem de forma súbita normalmente são sinais de inflamação das conjuntivas. As conjuntivites agudas são as mais frequentes, normalmente causadas por vírus, são endêmicas, de contágio fácil, mas normalmente não deixam sequelas. Ocorre porém que mesmo as conjuntivites aparentemente simples, podem evoluir para ceratites (inflamações na córnea) e causar comprometimento da acuidade visual. Conjuntivites mais simples, não causam embaçamento da visão. Se a visão embaçar, deve-se procurar logo o oftalmologista.
Tem um tipo de vírus, o herpes simples, que além da conjuntivite causa uma inflamação crônica na córnea, com períodos de acalmia, mas que deixam sequelas importantes.
As conjuntivites também podem ser bacterianas, com secreção, necessitam então do uso de antibióticos locais.
Existem olhos vermelhos que podem aparecer agudamente e não são conjuntivites simples, podem ser uveites (inflamações dentro dos olhos) e levar a perda da visão. Há outras causas de olhos vermelhos como crise glaucomatosa aguda, as conjuntivites alérgicas, corpo estranho ocular, traumas, etc.

Para evitar o contágio das conjuntivites agudas deve-se evitar: contato com secreções do infectado: evitar beijos, abraços, aperto de mão.

Aliás a saudação dos orientais, abaixando o tronco em respeito ao outro e em agradecimento, é a mais saudável das saudações!

Há ainda olhos vermelhos crônicos, sinais de inflamações crônicas dos olhos ou de aumento da vascularização da conjuntiva como ocorrem nos pterígios, glaucomas crônicos e outros.
Dica importante de saúde ocular:
Evitar coçar os olhos sempre.
Lavar sempre as mãos.
Proteger os olhos do sol e do vento.

OLHO VERMELHO COM DOR E BAIXA VISÃO DEVE-SE PROCURAR O OFTALMOLOGISTA URGENTE!

quinta-feira, 17 de março de 2011

TRAGÉDIA NO JAPÃO, NÃO HÁ COMO FICAR INDIFERENTE!


Ao ver o carro em cima do edifício temos a noção do tamanho da onda do tsunami que invadiu a costa japonesa.

Gostaria de deixar registrado apenas coisas boas no blog, mas infelizmente nós humanos estamos sujeitos às mais diversas dores e sofrimentos e eu não poderia deixar de registrar esse momento difícil que passa os japoneses, até porque já tive e tenho muitos colegas descendentes de japoneses.
Pessoas trabalhadoras e determinadas, já passaram por momentos difíceis, souberam superá-los, torço para que consigam superar mais esta catástrofe.

O pior é que ainda não se sabe ao certo a extensão do problema, o vazamento de material radioativo parece ser agora a maior catástrofe, pois a radiação pode ser mil vezes superior ao da bomba atômica lançada em Hiroschima e Nagasaki.

“As autoridades do Japão já registraram 5.429 mortos e 9.594 desaparecidos em decorrência do terremoto e posterior tsunami do último dia 11 no nordeste do país, tal como informa o último cômputo oficial divulgado nesta quinta-feira pela Polícia.
Teme-se que o número final de vítimas aumente ainda em alguns municípios das províncias mais afetadas, como Iwate, Miyagi e Fukushima.
Mais de 100 mil militares e reservistas japoneses, auxiliados por voluntários estrangeiros especialistas em salvamento, trabalham na zona devastada em busca de sobreviventes que ainda possam estar sob os escombros ou talvez arrastados mar adentro pelo tsunami de dez metros de altura.
As equipes de resgate lutam contra o intenso frio ao norte da ilha de Honshu e têm dificuldades para vasculhar os escombros causados pela enorme destruição do terremoto.
Por enquanto, cerca de 26 mil pessoas foram resgatadas vivas, segundo o Governo japonês.
Quase 80 mil edifícios e casas foram destruídos e mais de 500 mil de pessoas que deixaram suas casas vivem em acerca de 2,5 mil abrigos temporários, muitos dos quais não têm água potável ou eletricidade.
A magnitude da tragédia levou o imperador Akihito a fazer um discurso televisionado na quarta-feira pela primeira vez em seus 22 anos de reinado, pedindo calma e solidariedade.”
(efe.com)

Fonte: http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=28031682
Gostaria de deixar registrado apensa coisas no blog, mas infelizmente não poderia deixar de registrar no blog esse momento difícil que passa o povo japonês, até porque já tive e tenho muitos colegas descendentes de japoneses. Povo trabalhador e determinado, já passou por momentos difíceis, soube superá-los, torço para que consiga superar mais esta catástrofe.
O pior, que ainda não se sabe o certo a extensão do problema, parece ser o vazamento de material radioativo cuja radiação pode ser mil vezes superior ao da bomba atômica lançada em Hiroschima e Nagasaki.
“As autoridades do Japão já registraram 5.429 mortos e 9.594 desaparecidos em decorrência do terremoto e posterior tsunami do último dia 11 no nordeste do país, tal como informa o último cômputo oficial divulgado nesta quinta-feira pela Polícia.
Teme-se que o número final de vítimas aumente ainda em alguns municípios das províncias mais afetadas, como Iwate, Miyagi e Fukushima.
Mais de 100 mil militares e reservistas japoneses, auxiliados por voluntários estrangeiros especialistas em salvamento, trabalham na zona devastada em busca de sobreviventes que ainda possam estar sob os escombros ou talvez arrastados mar adentro pelo tsunami de dez metros de altura.
As equipes de resgate lutam contra o intenso frio ao norte da ilha de Honshu e têm dificuldades para vasculhar os escombros causados pela enorme destruição do terremoto.
Por enquanto, cerca de 26 mil pessoas foram resgatadas vivas, segundo o Governo japonês.
Quase 80 mil edifícios e casas foram destruídos e mais de 500 mil de pessoas que deixaram suas casas vivem em acerca de 2,5 mil abrigos temporários, muitos dos quais não têm água potável ou eletricidade.
A magnitude da tragédia levou o imperador Akihito a fazer um discurso televisionado na quarta-feira pela primeira vez em seus 22 anos de reinado, pedindo calma e solidariedade.”
(efe.com)

Fonte: http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=28031682

Gostaria de deixar registrado apensa coisas no blog, mas infelizmente nõs humam não poderia deixar de registrar no blog esse momento difícil que passa o povo japonês, até porque já tive e tenho muitos colegas descendentes de japoneses. Povo trabalhador e determinado, já passou por momentos difíceis, soube superá-los, torço para que consiga superar mais esta catástrofe.
O pior, que ainda não se sabe o certo a extensão do problema, parece ser o vazamento de material radioativo cuja radiação pode ser mil vezes superior ao da bomba atômica lançada em Hiroschima e Nagasaki.
“As autoridades do Japão já registraram 5.429 mortos e 9.594 desaparecidos em decorrência do terremoto e posterior tsunami do último dia 11 no nordeste do país, tal como informa o último cômputo oficial divulgado nesta quinta-feira pela Polícia.
Teme-se que o número final de vítimas aumente ainda em alguns municípios das províncias mais afetadas, como Iwate, Miyagi e Fukushima.
Mais de 100 mil militares e reservistas japoneses, auxiliados por voluntários estrangeiros especialistas em salvamento, trabalham na zona devastada em busca de sobreviventes que ainda possam estar sob os escombros ou talvez arrastados mar adentro pelo tsunami de dez metros de altura.
As equipes de resgate lutam contra o intenso frio ao norte da ilha de Honshu e têm dificuldades para vasculhar os escombros causados pela enorme destruição do terremoto.
Por enquanto, cerca de 26 mil pessoas foram resgatadas vivas, segundo o Governo japonês.
Quase 80 mil edifícios e casas foram destruídos e mais de 500 mil de pessoas que deixaram suas casas vivem em acerca de 2,5 mil abrigos temporários, muitos dos quais não têm água potável ou eletricidade.
A magnitude da tragédia levou o imperador Akihito a fazer um discurso televisionado na quarta-feira pela primeira vez em seus 22 anos de reinado, pedindo calma e solidariedade.”
(efe.com)

Fonte: http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=28031682

sexta-feira, 11 de março de 2011

A CULTURA DA VIOLÊNCIA



Infelizmente somos um país violento, não somos um povo pacífico como dizem alguns, as estatísticas mostram o contrário, já comentamos sobre a violência contra a mulher em artigo anterior. Até mesmo em nossas comemorações, como o carnaval, costuma-se deixar um saldo de violência e mortes.
É encarando e conhecendo a realidade que podemos mudá-la; acredito que precisamos tomar medidas efetivas contra o consumo desenfreado de alcool e drogas em nosso país, importantes causadores de violência, além da educação para com o respeito alheio.

veja o que diz o Professor Luiz Flávio Gomes em seu blog:

A história comprova o quanto existe de verdade na afirmação de que todos os povos são influenciados pela “cultura da violência”. A violência, portanto, não é uma fatalidade, não é um acidente, não é um acontecimento raro e imprevisível. Nada disso. O contrário é o que caracteriza a realidade.

A cultura da violência demarca todos os povos
Meios de comunicação de massa e a cultura da violência
Todas as sociedades cultivam a violência. Todos nós somos violentos.

O homem se comporta, muito assiduamente, como se fosse um animal feroz. Aliás, se fosse um animal seria o mais cruel de todos. Sendo ele dotado de razão, seria de se imaginar que, em pleno século XXI, já tivesse extirpado do seu interior a nódoa da animalidade. Nada disso é o que acontece.

Foi com base na “razão” (no seu poder de raciocinar, no seu poder de planejar) que o homem gerou, em pleno século XX (dois séculos depois do Iluminismo), duas grandes guerras mundiais, várias guerras bilaterais, a tragédia de Auschwitz (tragédia nazista), as bombas de Hiroshima, o horror do Arquipélogo de Gulag, as guerras do Iraque e do Afeganistão, os conflitos no mundo árabe etc.

O ser humano é o único ser na Terra que pratica a tortura por prazer.

O Brasil é o sexto país do mundo em termos de homicídio. Aqui geramos, por ano, cerca de 46 mil mortes intencionais. De 1997 a 2007 foram assassinadas mais de 500 mil pessoas no nosso país.

A cultura da violência está mais presente que nunca no nosso meio. É o horror que toda essa violência gera que deve nos inspirar a levantar a bandeira (contrária) da não-violência. Manifeste. Dê sua opinião.

*LFG – Jurista e cientista criminal. Doutor em Direito penal pela Universidade Complutense de Madri e Mestre em Direito penal pela USP. Presidente da Rede LFG. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001).

quinta-feira, 3 de março de 2011

BEIJO NA BOCA, E OS RISCOS?



Que beijo na boca é bom, todos nós sabemos, e sem querer estragar a alegria dos foliões, o hábito de beijar muito e geral como ocorre no carnaval representa um perigo para a transmissão de várias doenças.
Além das gengivites e da cárie, de acordo com um estudo americano publicado na Britsh Medical Journal em 2006, beijar na boca várias pessoas aumenta em quatro vezes o risco de adolescentes contraírem meningites por Streptococcus mutans.
Além das bactérias, o beijo na boca pode transmitir vírus, causadores de inúmeras doenças como a Mononucleose infecciosa, causada pelo vírus Epstein-Baar, e ficar com o vírus por toda a vida. Os riscos para a transmissão do vírus da AIDS é pequeno, mas existe, se houver lesões ou cáries na boca.

Segundo a Agência Brasil no Estadão - O Ministério da Saúde alertou nesta terça, 1º, para o risco de contrair doenças, sobretudo sífilis, por meio do beijo na boca durante o carnaval.
O ministério destacou que a enfermidade é mais conhecida como uma doença sexualmente transmissível (DST), mas que também pode ser transmitida pela saliva, por causa de pequenas feridas na boca.
A transmissão da sífilis pelo beijo depende da fase da doença, já que a ferida aparece apenas em um segundo momento. A ferida nem sempre está na parte de fora dos lábios, o que prejudica a identificação de pessoas infectadas.
O ministério lembrou ainda que, caso as feridas estejam localizadas no pênis ou na vagina, a sífilis pode ser transmitida por meio de relação sexual sem camisinha.

Dados da pasta indicam que, a cada ano, são registrados quase 1 milhão de novos casos de sífilis no Brasil. A recomendação é utilizar sempre o preservativo - inclusive durante o sexo oral - e ficar atento para feridas na boca de parceiros.

FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,ministerio-alerta-para-risco-de-sifilis-e-demais-doencas-transmitidas-pelo-beijo,686311,0.htm



quarta-feira, 2 de março de 2011

SE VOÇÊ É COMO EU, UM APAIXONADO POR CINEMA, ENTÃO CURTA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E IMAGENS DE GANHADORES DO OSCAR 2011, ATÉ PODERMOS PRESTIGIÁ-LOS NA TELONA.


“O Discurso do rei”, melhor filme levou quatro estatuetas.
Tom Hooper, 38, ficou com o Oscar de melhor diretor por "O Discurso do Rei".
Sinopse: Um monarca que sofria de gagueira,uma das ocasiões mais importantes da vida de George VI, sua coroação, precisou ser acompanhado de perto por seu terapeuta.



"A Origem", com Leonardo Dicaprio, que não foi indicado mas é um dos meus atores preferidos, o filme ganhou quatro prêmios de categorias técnicas.
Sinopse:
Em um universo em que é possível entrar no sonho das pessoas, Cobb é especializado em extrair informações da mente de pessoas dormindo. Ele é acusado de um crime e não pode voltar para casa. Sua chance de recuperar tudo o que perdeu está em um trabalho na mente de um herdeiro.



"A Rede Social", ganhou três.
Mark é um estudante de Harvard interessado em descobrir maneiras de ser popular na universidade. Ele cria o site de relacionamentos Facebook. Seu melhor amigo e outros estudantes da faculdade entram com processos judiciais contra Mark em relação a verdadeira autoria da rede social.


Um ano antes de estrelar "O Discurso do Rei", Colin Firth, melhor ator, foi indicado ao Oscar por "Direito de Amar".







Natalie Portman, 29, ganhou Oscar de atriz por "Cisne Negro".







O brasileiro "LIXO EXTRAORDINÁRIO", não levou, mas a sua inicação para nós e para os cineastas brasileiros já é um orgulho.
Sinopse: Filmado ao longo de quase dois anos, ''Lixo Extraordinário'' acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Muniz era "pintar" esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente



Fonte: UOL cinema
SE VOÇÊ É COMO EU, UM APAIXONADO POR CINEMA, ENTÃO CURTA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E IMAGENS DE GANHADORES DO OSCAR 2011, ATÉ PODERMOS PRESTIGIÁ-LOS NA TELONA.


“O Discurso do rei”, melhor filme levou quatro estatuetas.
Tom Hooper, 38, ficou com o Oscar de melhor diretor por "O Discurso do Rei".
Sinopse: Um monarca que sofria de gagueira,uma das ocasiões mais importantes da vida de George VI, sua coroação, precisou ser acompanhado de perto por seu terapeuta.



"A Origem", com Leonardo Dicaprio, que não foi indicado mas é um dos meus atores preferidos, o filme ganhou quatro prêmios de categorias técnicas.
Sinopse:
Em um universo em que é possível entrar no sonho das pessoas, Cobb é especializado em extrair informações da mente de pessoas dormindo. Ele é acusado de um crime e não pode voltar para casa. Sua chance de recuperar tudo o que perdeu está em um trabalho na mente de um herdeiro.



"A Rede Social", ganhou três.
Mark é um estudante de Harvard interessado em descobrir maneiras de ser popular na universidade. Ele cria o site de relacionamentos Facebook. Seu melhor amigo e outros estudantes da faculdade entram com processos judiciais contra Mark em relação a verdadeira autoria da rede social.


Um ano antes de estrelar "O Discurso do Rei", Colin Firth, melhor ator, foi indicado ao Oscar por "Direito de Amar".







Natalie Portman, 29, ganhou Oscar de atriz por "Cisne Negro".







O brasileiro "LIXO EXTRAORDINÁRIO", não levou, mas a sua inicação para nós e para os cineastas brasileiros já é um orgulho.
Sinopse: Filmado ao longo de quase dois anos, ''Lixo Extraordinário'' acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Muniz era "pintar" esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente



Fonte: UOL cinema
SE VOÇÊ É COMO EU, UM APAIXONADO POR CINEMA, ENTÃO CURTA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E IMAGENS DE GANHADORES DO OSCAR 2011, ATÉ PODERMOS PRESTIGIÁ-LOS NA TELONA.


“O Discurso do rei”, melhor filme levou quatro estatuetas.
Tom Hooper, 38, ficou com o Oscar de melhor diretor por "O Discurso do Rei".
Sinopse: Um monarca que sofria de gagueira,uma das ocasiões mais importantes da vida de George VI, sua coroação, precisou ser acompanhado de perto por seu terapeuta.



"A Origem", com Leonardo Dicaprio, que não foi indicado mas é um dos meus atores preferidos, o filme ganhou quatro prêmios de categorias técnicas.
Sinopse:
Em um universo em que é possível entrar no sonho das pessoas, Cobb é especializado em extrair informações da mente de pessoas dormindo. Ele é acusado de um crime e não pode voltar para casa. Sua chance de recuperar tudo o que perdeu está em um trabalho na mente de um herdeiro.



"A Rede Social", ganhou três.
Mark é um estudante de Harvard interessado em descobrir maneiras de ser popular na universidade. Ele cria o site de relacionamentos Facebook. Seu melhor amigo e outros estudantes da faculdade entram com processos judiciais contra Mark em relação a verdadeira autoria da rede social.


Um ano antes de estrelar "O Discurso do Rei", Colin Firth, melhor ator, foi indicado ao Oscar por "Direito de Amar".







Natalie Portman, 29, ganhou Oscar de atriz por "Cisne Negro".







O brasileiro "LIXO EXTRAORDINÁRIO", não levou, mas a sua inicação para nós e para os cineastas brasileiros já é um orgulho.
Sinopse: Filmado ao longo de quase dois anos, ''Lixo Extraordinário'' acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Muniz era "pintar" esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente



Fonte: UOL cinema

terça-feira, 1 de março de 2011

AOS APAIXONADOS POR CINEMA

SE VOÇÊ É COMO EU, UM APAIXONADO POR CINEMA, ENTÃO CURTA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E IMAGENS DE GANHADORES DO OSCAR 2011, ATÉ PODERMOS PRESTIGIÁ-LOS NA TELONA.


“O Discurso do rei”, melhor filme levou quatro estatuetas.
Tom Hooper, 38, ficou com o Oscar de melhor diretor por "O Discurso do Rei".
Sinopse: Um monarca que sofria de gagueira,uma das ocasiões mais importantes da vida de George VI, sua coroação, precisou ser acompanhado de perto por seu terapeuta.



"A Origem", com Leonardo Dicaprio, que não foi indicado mas é um dos meus atores preferidos, o filme ganhou quatro prêmios de categorias técnicas.
Sinopse:
Em um universo em que é possível entrar no sonho das pessoas, Cobb é especializado em extrair informações da mente de pessoas dormindo. Ele é acusado de um crime e não pode voltar para casa. Sua chance de recuperar tudo o que perdeu está em um trabalho na mente de um herdeiro.



"A Rede Social", ganhou três.
Mark é um estudante de Harvard interessado em descobrir maneiras de ser popular na universidade. Ele cria o site de relacionamentos Facebook. Seu melhor amigo e outros estudantes da faculdade entram com processos judiciais contra Mark em relação a verdadeira autoria da rede social.


Um ano antes de estrelar "O Discurso do Rei", Colin Firth, melhor ator, foi indicado ao Oscar por "Direito de Amar".







Natalie Portman, 29, ganhou Oscar de atriz por "Cisne Negro".







O brasileiro "LIXO EXTRAORDINÁRIO", não levou, mas a sua inicação para nós e para os cineastas brasileiros já é um orgulho.
Sinopse: Filmado ao longo de quase dois anos, ''Lixo Extraordinário'' acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Muniz era "pintar" esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente



Fonte: UOL cinema